Brasília (DF) – O General de Exército Júlio Cesar de Arruda passou o comando do Exército Brasileiro ao General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva em uma cerimônia, no Quartel-General do Exército, nesta terça-feira, 7 de fevereiro.
Em seu discurso de despedida, o General Arruda lembrou do orgulho de ter vestido a farda verde-oliva, que envergou por 48 anos, e citou a conhecida fala do General Octávio Costa, afirmando que a farda não é uma veste que se despe com facilidade e indiferença, mas uma outra pele, que adere à própria alma.
Ao saudar o novo Comandante do Exército, General Tomás, o General Arruda afirmou que lhe passa um Exército dedicado e comprometido com sua missão constitucional, uma instituição de Estado, respeitada, apolítica e apartidária, um Exército digno da pátria brasileira. Disse que, com a liderança do Comandante substituto, o Exército permanecerá sempre pronto, unido e coeso, impondo os eternos valores, as tradições e os princípios.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares: Ministro da Defesa, antigos comandantes e oficiais do Alto-Comando de ontem e de hoje. Na oportunidade, foi lido o currículo do novo Comandante e realizada a passagem da espada do invicto Duque de Caxias.
Novo Comandante
O General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva nasceu em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo (SP), é filho de Clibas Ribeiro Paiva e de Maria da Conceição Miné Ribeiro Paiva.
Incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP), tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Estágio Básico e Avançado de Salto Livre, Precursor Paraquedista, Estágio de Comunicação Social e Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Foi nomeado Professor Honoris Causa da Academia de Guerra do Exército do Equador, tendo recebido o Distintivo de Comando e Estado-Maior daquele país. Foi palestrante de diversos estabelecimentos de ensino civis e militares, entre os quais se destacam o Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, e o Colégio Interamericano de Defesa.
Em 31 de julho de 2019, ascendeu ao posto de general de exército, mais alto posto da carreira, e passou a integrar o Alto-Comando do Exército, órgão colegiado em que são examinados e equacionados os assuntos relativos ao Exército.
Foi agraciado com diversas condecorações nacionais e estrangeiras, entre as quais se destacam: Ordem do Mérito Militar (grã-cruz); Ordem do Mérito da Defesa (grande-oficial); Ordem do Mérito Naval (grande-oficial); Ordem do Mérito Aeronáutico (grande-oficial); Ordem do Mérito Judiciário (alta distinção); e Ordem do Mérito do Ministério Público Militar (grande-oficial).
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército