Desde o dia 20 de junho, o Exército Brasileiro, por intermédio da Força Tarefa Pátria Brasil, tropa constituída por Organizações Militares do Comando Militar do Nordeste, está participando da Operação Hileia Pátria na região noroeste do Maranhão.
O evento interagências foi instituído pela Presidenta da República, por meio do Decreto 7957, que regulou o apoio das Forças Armadas ao Gabinete de Gestão Ambiental, para atividades de proteção ao meio ambiente.
A participação do Exército nessa Operação tem por objetivo prestar apoio logístico, de inteligência e de comunicações ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) nas ações de combate aos crimes ambientais e na redução do desmatamento ilegal.
Para alcançar tais objetivos, a Força Tarefa realiza, dentre outras atividades, “briefing” entre os integrantes do Comando da Força Tarefa e representantes do IBAMA e da Polícia Rodoviária Federal sobre as ações a serem desenvolvidas na Operação; reconhecimento aéreo da área de operações, empregando aeronaves do 2º Batalhão de Aviação do Exército; e escolta de comboio de viaturas e materiais apreendidos.
Em apenas cinco dias de operação, foram fechadas oito madeireiras, que tiveram suas máquinas e equipamentos desmontados e apreendidos, assim como recolhidos vários caminhões utilizados para o transporte das madeiras.
Durante a Hileia Pátria, o Hospital Militar de Área de Recife desdobrou um hospital de campanha para atender aos militares e realizar ação social nas comunidades dessa região, oferecendo à população atendimento médico e odontológico.