Fotos Cap Edvaldo, Cap Emerson, ST Ageu Souza,
ST Huelison, 1° Sgt Sionir e Sd Lucas Almeida
Brasília (DF) – A Guarnição de Brasília realizou, neste 19 de abril, a solenidade de comemoração do Dia do Exército. Na ocasião, o Verde-Oliva tomou a Avenida do Exército, representado pela marcialidade das tropas que compõem a Instituição, além do desfile de viaturas e sobrevoo de aeronaves militares.
O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril em memória da épica Batalha de Guararapes, no estado de Pernambuco, em meados do século XVII. Foi a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa na região. Nascia ali, em 1648, as bases de um Exército genuinamente brasileiro.
A Batalha dos Guararapes representa o marco da identidade e da nacionalidade daqueles que aqui viviam como brasileiros e, também, representa o início da formação do Exército Brasileiro. Naquele momento histórico, cidadãos de fibra, coragem e autodeterminação se uniram, independentemente de etnia ou credo, em busca da libertação do jugo estrangeiro.
A formatura comemorativa dos 375 anos do Exército Brasileiro foi presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na leitura do texto alusivo à data pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, houve ênfase ao Exército Brasileiro como Instituição de Estado.
“O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia. A Força agradece a seus bravos Soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados. Prossigamos confiantes no futuro glorioso reservado ao Brasil”, afirmou o comandante da Força.
Durante a cerimônia foi realizada, ainda, a condecoração de militares, personalidades, autoridades e civis com a medalha da Ordem do Mérito Militar a Medalha do Exército Brasileiro, em virtude dos notáveis serviços prestados à Instituição e ao país.
A solenidade do dia do Exército reafirmou os valores militares essenciais para o enfrentamento de novos desafios da Instituição, como civismo, patriotismo, espírito de corpo, amor à profissão. “É motivo de muito orgulho estar aqui hoje, com meu fuzil, minha mochila. Lembro que, até bem pouco tempo, assistia a essa solenidade do lado de fora. E eu tinha muita vontade de integrar essa respeitada Instituição, servindo ao meu país”, contou a 3º Sargento Júlia Kohn, que desfilou no grupamento do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes.
Também prestigiaram o evento o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kantz Damasceno, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, além de autoridades civis, militares e religiosas.