Search
Close this search box.

Exército Brasileiro atua firmemente em combate aos delitos transfronteriços no Norte do País

Em meio às grandes apreensões de entorpecentes realizadas pelo Comando de Fronteira Solimões e 8° Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8º BIS), na região fronteiriça do País, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, esteve em visita a Tabatinga nos dias 15 e 16 de janeiro, quando destacou a prontidão permanente da tropa, o adestramento contínuo, o espírito de corpo e a disposição para o cumprimento da missão.

Durante sua estada, o Gen Miotto conversou com os militares e parabenizou o Batalhão pelas operações contínuas de combate aos crimes na faixa de fronteira. Acompanhado do General de Brigada Pinto Sampaio, Comandante da 16° Brigada de Infantaria de Selva (16° Bda Inf Sl), ele enfatizou a atuação de sucesso dos militares do 3° Pelotão Especial de Fronteira (3° PEF) que, na primeira semana do mês de janeiro, realizou apreensões que somaram quase duas toneladas de maconha do tipo “Skank”.

A equipe de produção e divulgação do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e a Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia (CMA) acompanharam a visita com a finalidade de produzir um vídeo institucional sobre a atuação o Exército Brasileiro na faixa de Fronteira.

Relembre as apreensões que ocorreram na região

Nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, os militares do 3° PEF, abordaram uma embarcação colombiana que transportava 750 kg de “Skank”. Nessa ocorrência, foram presos dois traficantes colombianos.

Menos de uma semana depois, no dia 4 de janeiro uma nova embarcação, que transportava 1,2 tonelada de “Skank” foi interceptada e os traficantes entraram em confronto com os militares, ferindo um soldado e um sargento gravemente. 

CMA mobilizou os meios e fez a evacuação noturna dos feridos para o Hospital de Guarnição em Tabatinga. O traficante, que havia fugido da embarcação, foi encontrado na margem do Rio Japurá e chegou a disparar contra os militares, mas foi atingido fatalmente pelos soldados.

As ações de repressão e combate aos ilícitos transfronteiriços seguem inalteradas em toda a faixa de fronteira da Amazônia, reforçando o compromisso constitucional, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Artigos relacionados:  

Exército Brasileiro apreende mais meia tonelada de "Skank" na "Cabeça do Cachorro". [Link]

EB apreende mais 1,2 t de "Skank" na região de fronteira com a Colômbia [Link]

 

Operações na região fronteiriça do Acre com a Bolívia e o Peru apreendem armas e munições ilegais.

No dia 15 de janeiro, o Comando de Fronteira Acre e 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º BIS) iniciou, em sua área de responsabilidade, as Operações Curaretinga e Escudo, sob a coordenação da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Para as ações desencadeadas, foram empregados uma Subunidade Operacional do 4º BIS, a 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva; além dos quatro Pelotões Especiais de Fronteira (PEF), localizados, respectivamente, em Epitaciolândia, Assis Brasil, Plácido de Castro e Santa Rosa do Purus.

Os militares atuaram ao longo dos 1.200 km de fronteira terrestres e fluviais do Brasil com a Bolívia e o Peru. Durante a operação, foram instalados Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) na BR 364, próximo a Bujari; na BR 367, Km 4; no ramal Bela Vista; na alfândega entre o Brasil e a Bolívia; e nas Rodovias Estaduais AC 040, no Km 90; e AC 475, Km 2.

Os PBCE realizaram abordagem, até 16 de janeiro, em mais de 200 veículos e, já nos primeiros momentos da Operação, foram apreendidas armas e munições portadas ilegalmente. Dentre os resultando iniciais, destacam-se a apreensão de uma espingarda com cano cortado, munições de espingarda e materiais para confecção de munições (balins e espoletas). Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Militar do Acre.

Essas ações ocorrem sistematicamente e estão no contexto da Operação Àgata, para combater ilícitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira, por meio de patrulhamentos, revistas de veículos e pessoas, controle de trânsito nas rodovias e rios e executando prisões e apreensões quando oportuno.

Paralelamente a essas atividades, ocorreu, ainda, uma ação-cívico social (ACISO) no Posto de Saúde do bairro Taumaturgo (em Plácido de Castro), tendo realizado cerca de 21 atendimentos médicos e vacinação.

Fotos: CMA, Sd Rafael, Cmdo Fron Ac/4º BIS e Agência Verde-Oliva (CCOMSEx)

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter