O executivo John Slattery, de 50 anos, que atualmente preside a aviação comercial da Embraer e é vice-presidente executivo da companhia brasileira, foi indicado para liderar a nova empresa que vai ser criada em parceria com a Boeing, por enquanto chamada de 'NewCo'.
A indicação ainda vai ser submetida à nomeação formal pelo conselho de administração. O executivo da Boeing, Marc Allen, de 45 anos, será o responsável por preparar a integração das operações do grupo Embraer com a Boeing.
O comunicado com os nomes foi divulgado pelas empresas nesta quarta-feira (20). A Boeing anunciou também Michael Arthur como novo presidente da Boeing Internacional.
Slattery está na Embraer desde 2011 e terá como base na nova função a sede da companhia brasileira, em São José dos Campos (SP).
Em seu blog no site da Embraer, em um texto publicado no ano passado, quando as negociações entre Boeing e Embraer já ocorriam, o executivo tratou da competitividade na indústria da aviação.
"Adaptar ou morrer nunca foi mais relevante. Estratégias resilientes e um posicionamento competitivo mais nuançado serão cada vez mais importantes. Inevitavelmente, a indústria da aviação enfrentará um ambiente mais desafiador nos próximos anos", disse em trecho do post.
Carreira
Slattery é irlandês, graduado na Harvard Business School, nos EUA, E foi contratado pela Embraer em 2011 como vice-presidente sênior responsável pelo financiamento de vendas e gestão de ativos. Foi nomeado presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial e vice-presidente executivo da Embraer. em 2016.
Antes da Embraer, ele trabalhou por 15 anos em posições executivas no mercado de aviação comercial, atuando em empresas de leasing e em instituições financeiras.
Ele também é professor adjunto na Universidade de Limerick, onde fez MBA