Em continuação aos estudos para aquisição da nova viatura blindada de cavalaria (VBC Cav), no dia 25 de maio, o Estado-Maior do Exército e o Comando Logístico, por intermédio da 4ª SCh EME e da Diretoria de Material deram início aos trabalhos do simpósio para a apresentação dos resultados obtidos pelo Comando Logístico (COLOG)/Diretoria de Material (D Mat) durante a consulta pública realizada com a finalidade de prospectar o mercado.
A atividade foi aberta com as palavras do Comandante Logístico interino, General de Divisão Paulo Roberto de Oliveira, que ressaltou a importância do evento no prosseguimento das atividades de obtenção de novas capacidades para o Exército Brasileiro.
Além do Comandante Logítico, estavam presentes o 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Brigada Marcio Bessa Campos, o Diretor de Sistemas e Material de Emprego Militar, General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, o Diretor de Fabricação, General de Brigada Tales Eduardo Areco Villela e o Diretor de Material, General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro.
Os trabalhos, realizados por militares do Estado-Maior do Exército (EME), do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), do Comando Logístico (COLOG) e do Comando Militar do Sul (CMS), seguem até o dia 28 de maio.
Os objetivos da atividade são a retificação e/ou ratificação das minutas dos RO/RTLI da fase conceitual do Projeto VBC Cav MSR e a discussão de aspectos gerais referentes à aquisição. Também integram o grupo de trabalho membros da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), da Força Aérea Brasileira, responsável pela condução de projetos de aquisição, modernização e desenvolvimento de aeronaves e de sistemas aeronáuticos.
Eles vão contribuir com os conhecimentos já adquiridos em grandes e complexas aquisições, como, por exemplo, a do caça F-39E Gripen.
Fonte: D Mat