Aconteceu, no dia 29 de outubro, a formatura geral do Estado-Maior do Exército (EME) em comemoração a seu 123º aniversário de criação. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, e contou com a presença de integrantes do Alto-Comando do Exército, de ontem, de hoje e de sempre, de antigos chefes e vice-chefes, além de oficiais-generais desse Órgão de Direção Geral (ODG).
O EME, criado no dia 24 de outubro de 1896, por Decreto do Presidente Prudente de Morais, tem como missão precípua a “preparação do Exército para a defesa da Pátria no exterior e a manutenção das leis e da ordem no interior”. Tudo o que interessa à Força Terrestre é objeto de estudo por parte do Estado-Maior do Exército, a quem incumbe, seguindo as orientações e determinações do Comandante da Força, formular as políticas e estabelecer as diretrizes estratégicas, propulsoras do Exército no cumprimento de sua destinação constitucional.
Além de comemorar o aniversário do EME, a formatura também teve por finalidade a entrega de condecorações a militares agraciados, como reconhecimento àqueles que se dedicam ao desenvolvimento da Força.
O Chefe do EME, General de Exército Walter Sousa Braga Netto, parabenizou os integrantes do ODG e deixou uma mensagem de motivação e reconhecimento, salientando que o trabalho e a incondicional dedicação de todos ao cumprimento das missões fortalecem a imagem do Exército Brasileiro.
A presença de dois oficiais-generais, antigos chefes do EME, bem como de ex-integrantes do órgão, conferiu ao evento um alto grau de importância.