O general Sérgio Westphalen Etchegoyen é o novo chefe do Estado-Maior do Exército (EME). O oficial assumiu o cargo na manhã desta quinta-feira (12), em solenidade no Quartel General da Força Terrestre em Brasília (DF). Ele substituiu o general Adhemar da Costa Machado Filho, que agora vai para a reserva.
Muito emocionado, Adhemar se despediu das Forças Armadas após 45 anos de serviço e afirmou que “graças ao Exército, aprendi a amar o Brasil”. Também agradeceu ao “convívio fraterno” com os companheiros de farda, além de confidenciar que seu pai, ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), foi sua maior inspiração de vida.
O comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, lembrou-se do “prestígio” que o ex-chefe do EME construiu junto aos colegas. “Você vai fazer muita falta”, disse. Villas Bôas leu referência elogiosa deixada pelo ex-comandante da Força, general Enzo Peri, a Adhemar, na qual citava a participação do militar no desenvolvimento dos principais projetos estratégicos da instituição.
Novo chefe do EME
O general Etchegoyen é natural de Cruz Alta (RS) e tem 63 anos. Ingressou no Exército em março de 1971, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e foi declarado aspirante-a-oficial da arma de Cavalaria em dezembro de 1974.
Foi comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, de 1993 a 1995; oficial do Estado-Maior da Missão de Verificação das Nações Unidas em El Salvador, entre 1991 e 1992; chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (EUA), de 2001 a 2003; e assessor especial do ministro da Defesa e chefe do Núcleo de Implantação da Estratégia Nacional de Defesa de 2009 a 2011, entre outras funções.
Desde dezembro de 2012 ocupava o cargo de chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército, localizado em Brasília (DF).
Estado-Maior do Exército
À frente do EME, o general terá como missão estudar, planejar, orientar, coordenar e controlar, no nível de direção-geral, as atividades da Força Terrestre, em conformidade com as decisões e diretrizes do comandante do Exército. O novo órgão que agora assume é responsável pela elaboração da política militar terrestre, pelo planejamento estratégico e pela orientação do preparo e do emprego da Força.
Estiveram presentes na cerimônia o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; e a secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon.