O Esquadrão Falcão (1º/8º GAv), sediado em Belém (PA), capacitou novas tripulações em operação com óculos de visão noturna (NVG), nos métodos de infiltração e exfiltração de combatentes (Rapel e Mc Guire), área restrita e técnicas de resgate com guincho (içamento).
Os tripulantes testaram o Joystick da cabine traseira, avaliando a performance do helicóptero H-36 Caracal em procedimentos de içamento, tanto na terra como na água. “A facilidade que esse joystick nos proporciona é surpreendente. É como se fosse um videogame.
Com o novo equipamento, podemos ajustar a velocidade do helicóptero para acompanhar a correnteza, por exemplo, e a partir daí, fazer ajustes finos para posicionar a aeronave em relação à vítima com bastante precisão, consolidando um resgate mais ágil e seguro”, explica o Sargento Marcelo Rodrigues da Silva, Mecânico e Operador de Equipamentos do H-36.
O uso do Joystick, aliado ao modo de Busca e Salvamento do Piloto Automático, garantiu o pioneirismo do 1º/8º GAV na Força Aérea Brasileira (FAB) quanto aos estudos teóricos e práticos de içamento na água com o óculos de visão noturna.
Segundo o Major Aviador Mário Jorge Siqueira Oliveira, Chefe da Seção de Operações do Esquadrão, com a implantação dos óculos de visão noturna aliado à alta capacidade de automação do novo helicóptero, o Falcão entra em uma importante era operacional, em um cenário equivalente ao europeu. “Além de localizar a posição de uma aldeia indígena ou um ponto qualquer na mais completa escuridão, podemos atuar nas áreas de mais difícil acesso, tornando o Esquadrão operante diuturnamente e sem restrições de ambiente”, ressalta.
A primeira etapa do treinamento ocorreu, em 2013, com apoio do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), de Manaus, que foi a Belém e realizou a formação dos instrutores do Esquadrão Falcão para habilitá-los a implantar a doutrina NVG na própria Unidade. Já esta segunda etapa ocorreu totalmente com instrutores do 1º/8º GAV e com maior aproveitamento da automação do novo helicóptero.