Rio de Janeiro, (RJ) – Em maio de 2015, a Escola de Instrução Especializada (EsIE), Berço da Especialização no Exército, concluiu o primeiro Curso de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear para militares do Serviço de Saúde.
A condução de tal especialização, pela Divisão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Escola, visa explorar as habilidades peculiares dos profissionais de saúde no seu emprego integrado à tropa QBRN.
Assim procedendo, o Exército Brasileiro passa a dotar, dentro do contexto de transformação da Força terrestre, de uma organização operativa, modular e versátil, adaptada às ameças assimétricas dessa natureza.
Dentre as competências desenvolvidas no Curso tem-se o controle epidemiológico da área de operações, a análise qualificada das amostras, bem como a triagem do ferido nos diversos níveis e instalações de descontaminação, de modo a mantê-lo vivo para a prestação do atendimento necessário.
No desenrolar das atividades de ensino, os oficiais puderam permutar experiências com militares e civis especialistas em DQBRN dos Estados Unidos da América (em especial do Programa de Treinamento em Diagnóstico Molecular e daDivisão de Cooperação Médica do Comando do Exército Sul daquele mesmo país), onde focaram as posibilidades de melhoria, bem como otimização no tocante à procedimentos e práticas no apoio de saúde em todos os níveis.
O curso teve a duração de quatro semanas, coroadas com a conclusão de vinte e quatro alunos, distribuidos entre as diversas especialidades do Serviço de Saúde do Exército: medicina, odontologia, farmácia, veterinária e enfermagem.
Matérias Relacionadas
Acompanhe mais assuntos sobre Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN)ca Cobertura Especial DQBRN Link