Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
O 9.° Batalhão de Engenharia de Combate (Batalhão Carlos Camisão), sediado em Aquidauana, lançará na manhã de hoje [quinta-feira, 14 jan 2016] um meio de transposição conhecido como passadeira.
Normalmente, em situações de combate real ou exercícios, ela é usada para a transposição de cursos d'água em geral, quando os militares da Arma irmã de Infantaria avançam de uma margem à outra, em passo acelerado ou correndo, com os fuzis levantados na horizontal, usando os dois braços e mãos, acima da cabeça de cada guerreiro.
Na enchente causada pelas fortes chuvas que caem na região, o objetivo da montagem da passadeira será garantir o trânsito diário de pedestres, entre as cidades de Aquidauana e Anastácio.
A passadeira será lançada junto a Ponte Nova, que faz a ligação entre as duas cidades e que fica sobre o rio Aquidauana.
Essa operação do Exército Brasileiro já foi realizada em março de 2011, quando o rio Aquidauana transbordou, inundando muitas ruas em Aquidauana e Anastácio, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande.
Essa é mais uma demonstração de solidariedade do glorioso Exército Brasileiro, a #MãoAmiga sempre presente nos momentos de necessidades da população, principalmente em casos de calamidades ou emergências.
Como oficial da "reserva atenta e forte" (tenente R/2 da turma de 1979 do CPOR-Rio e, depois, servindo no 1.° BE Cmb, em Santa Cruz, Rio de Janeiro), sinto um grande orgulho ao escrever aqui, sobre mais um trabalho do nosso glorioso Exército Brasileiro.
Coincidentemente, o meu pelotão, no Batalhão Villagran Cabrita, era campeão em todas as competições que envolviam o lançamento de passadeiras para tropas de Infantaria.
Belas recordações dos velhos e bons tempos no Rio de Janeiro e usando, com muito orgulho, a farda verde-oliva.
Desejo aos colegas da Arma Azul Turquesa, por meio do coronel comandante Diderot, um excelente trabalho.
"Ao braço, firme!"
Brasil acima de tudo!!
Engenharia!!