Brasília (DF) – No período de 03 e 07 de julho, a Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber) conduziu, pela primeira vez, na modalidade presencial, o Estágio de Defesa Cibernética para Oficiais do Quadro do Estado-Maior (QEMA), visando qualificar os oficiais do Exército Brasileiro para ocuparem cargos e desempenharem funções em níveis decisórios e de assessoria, que exijam conhecimentos e práticas em defesa cibernética, com vistas ao planejamento e à execução de ações cibernéticas em apoio às operações militares.
Simultaneamente, o mesmo estágio está sendo conduzido na modalidade de Ensino à Distância (EaD), para oficiais do Quadro de Estado-Maior servindo nas diversas guarnições militares do país. Ao todo foram capacitados quatro oficiais-generais e 16 coronéis na guarnição de Brasília e estão sendo capacitados 20 oficiais superiores no formato EaD, com previsão de término em 2 de setembro de 2023.
O Estágio iniciou-se com a Aula Inaugural, ministrada pelo Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Alan Denilson Lima Costa, também transmitida ao vivo para os estagiários não presenciais. Na sequência, o Chefe do Centro de Defesa Cibernética, General de Brigada Luís Carlos Soares de Souza, ministrou uma palestra com o tema O Emprego do CDCiber em apoio às Operações e o Comandante da ENaDCiber, Coronel Sandro Silva Cordeiro, abordou o tema A Capacitação de Recursos Humanos do Setor Cibernético.
Durante toda a semana, os estagiários tiveram contato com os seguintes conteúdos: Fundamentos, Organização e Emprego da Cibernética em apoio às Operações, Aspectos Jurídicos, Doutrina Conjunta e Ações Cibernéticas, culminando com uma demonstração das Capacidades do Centro de Operações Cibernéticas do CDCiber e do Destacamento Conjunto de Guerra Cibernética.
Na Cerimônia de Encerramento, que contou com a presença do Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, os 20 oficiais receberam seus diplomas e os distintivos, tendo sido inaugurada uma placa que eternizará seus nomes como integrantes da turma pioneira, na galeria dos Cursos e Estágios conduzidos pela ENaDCiber.
Fonte: Escola Nacional de Defesa Cibernética