A Embraer Serviços & Suporte anunciou a conclusão da primeira conversão de um Legacy 450 em um Praetor 500 para um cliente não divulgado. A conversão foi realizada no Centro de Serviços de Jatos Executivos da Embraer no Aeroporto Internacional Bradley em Windsor Locks, Connecticut (EUA).
O processo completo de conversão de um Legacy 450 (com 2.900 milhas náuticas de alcance) em Praetor 500 (com 3.340 milhas náuticas de alcance) pode ser realizado no Bradley Service Center, assim como nos Centros de Serviço pertencentes à Embraer em Fort Lauderdale, Flórida, Sorocaba, no Brasil e Le Bourget em Paris, na França.
“Os Centros de Serviço pertencentes à Embraer estão bem preparados, com kits de peças e mão-de-obra qualificada, para entregar o jato executivo de médio porte mais inovador e tecnologicamente avançado da indústria, o Praetor 500, aos nossos atuais clientes do Legacy 450, sempre com o objetivo principal da empresa de fornecer a melhor experiência para o cliente”, disse Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
“Esta conversão torna um ótimo avião ainda mais líder no segmento.” Para obter a impressionante melhoria no alcance, um sinônimo do Praetor 500, a fiação com sensor de nível nos tanques de combustível foi substituída, as portas de abastecimento por gravidade em cima da asa foram movidas, o sistema de medição de combustível foi realocado e as nervuras das asas foram reforçadas para suportar o peso adicional.
Estes ajustes incluíram atualizações nos sistemas de controle de voo, com uma nova carga aviônica para a aclamada cabine de comando Collins Aerospace Pro Line Fusion. Mais um destaque da conversão, foram instalados os icônicos winglets do Praetor e as placas e os logotipos foram substituídos para converter oficialmente o Legacy 450 em um Praetor 500.
A conversão foi possível graças à experiência de especialistas em estruturas e aviônica, mecânicos da A&P, equipes de logística e engenheiros de operações da Embraer em todo o mundo. Com a atualização para o Praetor 500 vem uma combinação incomparável de tecnologia, conforto e desempenho. Em termos de tecnologia, o Praetor 500 apresenta o primeiro E2VS da indústria – um painel frontal que combina visão sintética e aprimorada.
Além disso, é o único jato executivo de médio porte com controles completos de voo fly-by-wire e capacidade de redução de turbulência. A cabine do Praetor 500 é abundante em conforto – é o único jato executivo de médio porte que possui uma cabine de piso plano com 1,83 metro de altura, piso de pedra, galley completa, toalete a vácuo e o melhor espaço para bagagem da categoria.
Quanto ao desempenho, a conversão para um Praetor 500 implica um alcance intercontinental de 3,340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR.
O Praetor 500 e o Praetor 600, ambos tendo sido homologados pela ANAC, EASA e FAA menos de um ano depois de terem sido anunciados na NBAA-BACE 2018, são jatos executivos tecnologicamente mais avançados de suas categorias. O Praetor 500 ultrapassou as metas de certificação, obtendo um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR.
O Praetor 500 é o jato médio mais veloz e de maior alcance, capaz de voos sem paradas entre o extremo sudeste e extremo noroeste da América do Norte, a exemplo de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York.
O Praetor 600 é jato supermédio de maior alcance do mundo, capaz de voos sem paradas entre Paris e Nova York ou de São Paulo a Miami. Com quatro passageiros a bordo e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km). O Embraer DNA Design de interior eloquentemente explora cada dimensão da cabine de passageiros dos jatos Praetor, que têm altura de 1,83m, piso plano, granito e manutenção do lavabo a vácuo, na mesma aeronave.
Os recursos exclusivos da Embraer, como a tecnologia de redução de turbulência e a mais baixa altitude de cabine com 5.800 pés (1.768 m), numa cabine muito silenciosa, têm elevado os padrões de experiência do cliente em ambas as categorias de jatos médios e supermédios.
O maior compartimento de bagagem nas duas categorias é complementado por um generoso armário dentro de um lavabo traseiro privativo completo. A tecnologia avançada na cabine de passageiros é outra característica do Embraer DNA Design, começando pelo Upper Tech Panel, um painel que exibe informação de voo e oferece controle da cabine, exclusivo na indústria, também disponível em celulares e dispositivos portáteis, por meio da tecnologia Honeywell Ovation Select.
Conectividade de alta capacidade e de alta velocidade para todos a bordo estão disponíveis por meio de banda Ka da Viasat, com velocidades de até 16Mbps e capacidade para streaming de vídeo, outro recurso exclusivo em jatos médios na indústria.