A Embraer publicou suas Perspectivas de Mercado para os próximos 20 anos para o segmento de aeronaves comerciais com menos de 150 assentos. O relatório apresenta análises e tendências globais e regionais que influenciarão a demanda por novos jatos e turboélices até 2041.
Hoje, os executivos da empresa destacaram os principais elementos do relatório em uma coletiva de imprensa durante o Farnborough Airshow, que incluíram:
Crescimento e Recuperação da Demanda
A demanda mundial por viagens aéreas, medida em receita por passageiro-quilômetro (RPK), crescerá 3,2% ao ano (CAGR) nas próximas duas décadas, um pouco menos do que a taxa de 3,3% prevista no ano passado. O crescimento mais fraco reflete uma desaceleração de curto prazo da economia global, os efeitos da pandemia e o impacto do conflito Rússia-Ucrânia. Espera-se que os RPKs retornem aos níveis de 2019 até 2024.
Digitalização e Regionalização
Continuarão as tendências para o aumento da digitalização (home office, videoconferências) e regionalização (relocalização produtiva – reshoring), que surgiram no início da pandemia, e irão impulsionar a demanda por aeronaves de menor capacidade.
Foco na flexibilidade da frota e na transição para tecnologias verdes
A adequação da capacidade à demanda é a maneira mais sustentável de capturar as oportunidades de crescimento no mundo pós-pandemia. Novas tecnologias verdes tendem a se concentrar em aeronaves de menor porte, onde as inovações são incialmente aplicadas antes da introdução em plataformas maiores.
Nesse contexto, aviões menores são elementos-chave para viagens aéreas mais sustentáveis, além de melhorar igualmente a conectividade.
Conversões de aviões de passageiros para cargueiros
O forte crescimento do comércio eletrônico está abrindo novos mercados para aeronaves a jato de carga com menor capacidade, impulsionando a demanda por conversões de passageiros para cargueiros.
Entregas de novas aeronaves – Por números: Demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos 10.950 unidades 8.670 jatos 2.280 turboélices
Valor de mercado de todas as novas aeronaves US$ 650 bilhões
Taxa de crescimento anual de RPK – classificada por região
4,3% Ásia-Pacífico (inclui China)
4,0% América Latina
3,8% África
3,2% Média Global
3,2% Oriente Médio
2,3% Europa
2,0% América do Norte
Participação de RPK até o final de 2041
42% Ásia-Pacífico
38% Europa + América do Norte
Entregas de jatos – 8.670 (% de participação)
2.740 América do Norte (31,6%)
2.230 Ásia-Pacífico (25,7%)
2.320 Europa e CEI (26,8%)
750 América Latina (8,7%)
330 Oriente Médio (3,8%)
300 África (3,5%)
Entregas de turboélices – 2.280 (% de participação)
960 Ásia-Pacífico (42,1%)
500 Europa e CEI (21,9%)
400 América do Norte (17,5%)
200 África (8,8%)
180 América Latina (7,9%)
40 Oriente Médio (1,8%)
Baixe as Perspectivas de Mercado para 2022 completo, incluindo análises e sinopses regionais para cada uma das seis regiões do mundo em:
www.embraermarketoutlook2022.com