A Embraer e a Air Astana, companhia de bandeira do Cazaquistão, assinaram um acordo de longa duração para um Programa de Pool de serviços e suporte para a nova frota de jatos E2, a nova geração de aeronaves comerciais E-Jets da Embraer. A entrada em serviço do E2 marca o início da renovação da frota da Air Astana.
Atualmente, a companhia opera nove jatos E190, o primeiro deles entregue em 2011, quando a empresa aérea aderiu ao Programa de Pool da Embraer. Agora, com a extensão do programa para os novos E190-E2, a Air Astana reforça sua confiança na forte parceria com a Embraer.
A Air Astana recebeu seu primeiro E190-E2 em dezembro de 2018 e começou a operá-lo em rotas domésticas e nos países da Comunidade de Estados Independentes (CIS, na sigla em inglês).
A companhia aérea cazaque receberá mais quatro E190-E2s em 2019, sendo que a última das cinco unidades, todas arrendadas junto à AerCap, será entregue no último trimestre do ano.
O Programa de Pool para as aeronaves E190-E2 da Air Astana cobrirá acesso ilimitado e cobertura total de manutenção para mais de 325 componentes, sendo que quase um terço deles exclusivamente alocados na base principal da companhia aérea para garantir a total disponibilidade da frota.
“Estamos orgulhosos de que a Air Astana escolheu depositar sua confiança em nós para o suporte à sua nova frota de E2s, reforçando ainda mais o compromisso da Embraer com os clientes da região a partir do portfólio de soluções TechCare. Certamente é um forte endosso ao programa e aos serviços da Embraer, provando a lealdade dos clientes ao suporte de última geração do fabricante, com valores competitivos”, disse Johann Bordais, CEO e Presidente da Embraer Serviços e Suporte.
“O apoio do fabricante se encaixa nas necessidades da Air Astana, já que estamos mudando nossa frota para a segunda geração de E-Jets da Embraer. Isso foi fundamental para nossa decisão de aderir ao programa, o que permitirá foco nas operações diárias, uma vez que o programa oferece custos efetivos e soluções práticas, garantindo eficiência e resultados competitivos”, disse Peter Foster, CEO da Air Astana.
O Programa Pool de serviços da Embraer, que atualmente apoia mais de 40 companhias aéreas em todo o mundo, permite aos operadores minimizar investimentos em recursos e estoques de alto custo.
Também garante acesso à expertise técnica da Embraer e sua ampla rede de provedores de serviços para reparo de componentes. Os resultados são uma significativa economia nos custos de reparo e estoque, redução no espaço necessário para armazenamento e eliminação de recursos necessários para gerenciamento de reparos, garantindo níveis de desempenho.
O E190-E2 é o primeiro de três novos jatos que integram a família E2, desenvolvida para suceder a primeira geração dos E-Jets. A Embraer Serviços & Suporte implementou o Programa Pool do E2 para dar suporte aos operadores desde o primeiro dia da entrega da aeronave.
A Widerøe, maior companhia aérea da Escandinávia e cliente de lançamento do E190-E2, recebeu seu primeiro E2 em abril de 2018. Atualmente, o programa apoia 100% dos E-Jets E2 entregues.
O Programa de Pool faz parte de um conjunto de serviços que a Embraer oferece para dar suporte à frota mundial de aeronaves Embraer por meio da TechCare, a nova plataforma que reúne todo o portfólio de produtos e soluções para entregar a melhor experiência de serviços e suporte.