No dia 13 de julho, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2° RC Mec) demonstrou seu nível de operacionalidade. Durante a madrugada, a unidade acionou seu Plano de Chamada, seguido de marcha a pé de 12 km, exercício no terreno e execução de tiro real com seus militares, demonstrando elevado espírito de corpo e rusticidade.
Ao término do Plano de Chamada, o Regimento João Manoel foi reunido no pátio de formaturas e iniciou a marcha a pé de 12 km.
Na sequência, com a finalidade de manter o nível de operacionalidade da tropa, o comando do regimento desencadeou a “Operação Sangue Novo”, quando os Aspirantes-a-Oficial tiveram a oportunidade de planejar e comandar um Pelotão de Cavalaria Mecanizado em reconhecimento de eixo, desenvolvendo a liderança nos diversos escalões.
Encerrando as atividades, a tropa participou da execução de uma pista de tiro de combate (Stress Fire), que tem por finalidade adestrar os militares em um ambiente de estresse físico e psicológico, ocasião em que os participantes devem empregar os seus conhecimentos em condições desfavoráveis, simulando uma situação real de combate.
Fonte: 2º RC Mec