Alunos do Curso de Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) participaram de três dias de intensas atividades no Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).
Por intermédio de um Pedido de Cooperação de Instrução (PCI), o grupo teve a oportunidade de acompanhar de perto como é o dia a dia dos militares no CCOMSEx e conhecer mais sobre diversos temas que envolvem a Comunicação Social do Exército.
O Chefe do CCOMSEx, General de Divisão Otávio Santana do Rêgo Barros, recebeu os alunos para o início da programação, ressaltando aspectos da Comunicação na atualidade e o interesse do Exército Brasileiro em fortalecer os canais que levam informações sobre a instituição à sociedade. Nesse contexto, a capacitação dos recursos humanos para atuarem nessa área é fundamental.
No período em Brasília, os alunos tiveram instruções sobre temas como planejamento e criação de campanhas institucionais, comunicação social em operações, relacionamento com a mídia, relações públicas, o Sistema de Informação ao Cidadão, proatividade na Comunicação Social, reportagem em vídeo, noções de fotografia e mídias sociais.
A ideia é que os militares, quando concluírem o curso do CEP e passarem a atuar no Sistema de Comunicação Social do Exército, saibam como podem contribuir efetivamente nas diversas áreas da Comunicação.
Para o Coordenador do Curso de Comunicação Social do CEP, Tenente-Coronel Másio Misson Penoni, a visita ao CCOMSEx é essencial. “Nós temos a parte teórica no CEP, aliada a alguma prática, mas quando os alunos vêm para cá, eles veem o dia a dia, veem como funciona a sistemática da comunicação e a importância do Sistema de Comunicação”, ressaltou.
Os militares também visitaram, em Brasília, os Centro de Comunicação Social da Marinha e da Aeronáutica. O Curso de Comunicação Social do CEP é uma pós-graduação lato sensu que habilita oficiais das Forças Armadas Brasileiras, de Nações Amigas e de Forças Auxiliares para desempenharem funções nas áreas de Assessoria de Imprensa, Divulgação Institucional (Publicidade e Propaganda) e Relações Públicas.
O curso é realizado no Rio de Janeiro (RJ) e tem duração de aproximadamente um ano, dividido em duas fases, sendo uma presencial e outra à distância.
Fotos: Sd Lucas Almeida / Agência Verde-Oliva