Protocolos de intenção preveem iniciativas com parceria do SENAI-RJ. Além de modernizar capacidade operacional dos Fuzileiros Navais, atividades oferecidas a alunos do PROFESP serão ampliadas. Foto- Ao centro o comandante Geral do Corpo de Fuzileiros da Esquadra Almirante-de-Esquadra Carlos Chagas e Marcos Degaut, CEO do EDGE Group na América Latina
Rio de Janeiro, Brasil, 14 de fevereiro de 2024 – Um dos principais conglomerados de tecnologia avançada e defesa do mundo, o EDGE Group, dos Emirados Árabes, assinou dois protocolos de intenções com os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Um dos acordos tem como objetivo a modernização e a melhoria da capacidade operacional do Corpo de Fuzileiros. Já o outro prevê potencializar, ao longo de 2024, as atividades pedagógicas a serem oferecidas pela Marinha a alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP).
Os protocolos de intenções contam com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (SENAI-RJ). Nos dois casos, Marinha, EDGE e SENAI vão trabalhar em regime de colaboração mútua. No caso da primeira iniciativa, que tem como objetivo a modernização e melhoria da capacidade operacional do Corpo de Fuzileiros Navais, primeiro serão identificadas e delineadas soluções tecnológicas que sejam tanto do interesse da Marinha quanto da EDGE.
Já o segundo protocolo de intenções tem como objetivo potencializar, ao longo de 2024, as atividades pedagógicas a serem oferecidas aos alunos assistidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), coordenado pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais.
“Ao se engajar, juntamente com o Corpo de Fuzileiros Navais, no patrocínio e fortalecimento do Profesp com este Projeto Piloto, o Grupo Edge exerce sua responsabilidade social e reitera seu compromisso com o Brasil, proporcionando, a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade a esperança de dias melhores. Com este projeto, buscaremos dar a oportunidade a esses jovens de terem os meios educacionais, infraestruturais e tecnológicos que possam lhes proporcionar um processo de formação mais qualificado, ao tempo em que fortalecemos valores cívicos, sociais e de cidadania, reduzindo sua exposição a riscos sociais”, disse Marcos Degaut, CEO do EDGE Group na América Latina.
Ao centro o comandante Geral do Corpo de Fuzileiros da Esquadra Almirante-de-Esquadra Carlos Chagas e Marcos Degaut, CEO do EDGE Group na América Latina
O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. A finalidade é promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
Iniciativas como essa fazem parte dos objetivos estratégicos de responsabilidade social do EDGE Group de qualificação, modernização da capacidade operacional e aplicação de ativos para que sejam fornecidas soluções para além do setor de defesa. Desta forma, a estatal dos EAU contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos em diferentes locais em que operam.
No Corpo de Fuzileiros Navais, o programa ampara hoje 200 crianças e adolescentes, todas residentes em áreas de extrema situação de vulnerabilidade social.
Parcerias
Em setembro, membros do alto escalão da EDGE, incluindo Sua Excelência Faisal Al Bannai, chairman do Grupo, estiveram no Rio de Janeiro para a assinatura de um acordo estratégico com o Corpo de Fuzileiros Navais. O acordo foi uma primeira demonstração da importância do mercado de defesa brasileiro para a empresa e abriu grandes oportunidades para o grupo apresentar seu portfólio de soluções em múltiplos domínios.
A EDGE já havia firmado um acordo com a Marinha Brasileira para uma tecnologia de mísseis antinavio de longo alcance e adquirido 50% da empresa brasileira SIATT, especializada em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia.
Em 2023, o EDGE Group anunciou pedidos de mais de 5 bilhões de dólares em negócios em todo o mundo. Em apenas quatro anos, a empresa quintuplicou seu portfólio de produtos, aumentou suas exportações em quase 400% e tem uma força de trabalho altamente qualificada composta por 88 nacionalidades.
Até o momento, a EDGE introduziu 160 produtos em seu portfólio em expansão, incluindo 55 soluções para seus recursos de mísseis e armas; 60 plataformas e sistemas; e 45 soluções para seus portfólios combinados de guerra eletrônica e tecnologia cibernética, bem como seus serviços de treinamento e comércio. O grupo assinou mais de 200 grandes contratos locais e internacionais para seus sistemas e soluções de tecnologia de defesa.
Sobre a EDGE
Lançado em novembro de 2019, o EDGE dos Emirados Árabes Unidos é um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo, estabelecido para desenvolver soluções ágeis, ousadas e disruptivas para defesa e além, e para ser um catalisador de mudanças e transformações. Ele se dedica a trazer inovações, produtos e serviços revolucionários para o mercado com maior velocidade e eficiência, a posicionar os EAU como um centro global líder para os futuros setores e a criar caminhos claros dentro do setor para que a próxima geração de talentos altamente qualificados prospere. Com foco na adoção de tecnologias 4IR, a EDGE está impulsionando o desenvolvimento de capacidades soberanas para exportação global e para a preservação da segurança nacional, trabalhando com operadores de linha de frente, parceiros internacionais e adotando tecnologias avançadas, como capacidades autônomas, sistemas ciberfísicos, sistemas de propulsão avançados, robótica e materiais inteligentes. A EDGE converge P&D, tecnologias emergentes, transformação digital e inovações do mercado comercial com capacidades militares para desenvolver soluções revolucionárias adaptadas aos requisitos específicos de seus clientes. Com sede em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, a EDGE consolida mais de 25 entidades em cinco grupos principais: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Tecnologias Espaciais e Cibernéticas, Comércio e Suporte a Missões e Segurança Interna.