Atualização/correção de matéria publicada em 24 de outubro de 2011 – 11:59 ( Brasília )
A 2ª Divisão de Exército realizará, no período de 24 de outubro a 04 de novembro deste ano, o Exercício Agulhas Negras, desta vez denominado Operação Quebra Cangalha II, na região de Lorena SP. Este exercício está previsto no Programa de Instrução Militar do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro e inserido no Programa de Adestramento Avançado da Força Terrestre.
Serão empregados aproximadamente 3.500 militares realizando os seguintes tipos de operações militares: travessia de curso d’água, infiltração aeromóvel, assalto aeromóvel, assalto aeroterrestre, suprimento aeromóvel e aeroterrestre, marcha para o combate, ataque a uma posição sumariamente organizada, junção, substituição e exfiltração.
Estas ações de adestramento têm por objetivo desenvolver o valor moral da tropa, testar os equipamentos, colocar em prova os ensinamentos aprendidos no ano de instrução e exercitar as ações de comando e liderança dos comandantes em todos os níveis, além de capacitar os quadros da 2ª Divisão de Exército em Operações de Defesa Externa, uma das missões constitucionais previstas para as Forças Armadas.
Participam deste exercício:
– 11ª Brigada de Infantaria Leve de Campinas-SP,
– 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) de Caçapava-SP,
– Brigada de Infantaria Paraquedista sediada no Rio de Janeiro – RJ,
– Comando de Aviação do Exército sediado em Taubaté-SP,
– 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, cuja sede fica no Guarujá-SP,
– 12º Grupo de Artilharia de Campanha de Jundiaí-SP,
– 2º Batalhão de Engenharia de Combate de Pindamonhangaba-SP,
– Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear do Rio de Janeiro-RJ,
– 6º Grupo Lançador Múltiplo de Foguetes de Formosa- GO
– efetivos do 2º e do 8º Batalhão de Polícia do Exército, ambos localizados em São Paulo-SP.
O Exercício Agulhas Negras este ano será realizado na região dos municípios de Lorena, Guaratinguetá, Lagoinha, Cachoeira Paulista, Canas e São Luiz do Paraitinga todos situados no Estado de São Paulo, procurando proporcionar maior realismo às operações e aplicação doutrinária mais eficiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Comando Militar do Sudeste