Texto atualizado 21 Junho 2014
A US Defense Security Cooperation Agency (DSCA) emitiu dois comunicados ao Congresso Americano, em 11 Junho de 2014, após a aprovação do US State Department, de uma possível venda ao Brasil através da modalidade Foreign Military Sale (FMS) dos seguintes equipamentos (textos dos informes do DSCA):
1– M109A5+: kits de modernização e equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico por um valor estimado de U$110 milhões de dólares. O pacote inclui 40 kits de modernização p/ 40 Obuseiros Autopropulsados M109A5 (Self Propelled Howitzers) configurando-os na versão M109A5+, com ferramentas, equipamentos de teste, treinamento de pessoal, equipamento de treinamento, publicações e documentação técnica, Também inclui suporte pelo Governo Americano e contratista, com trabalhos de engenharia e serviços de apoio logístico e suporte de programa.
Objetivo – O Brasil usará este equipamento para modernizar sua capacidade de artilharia e aumentar a prontidão das Forças Armadas Brasileiras. Os obuseiros modernizados darão ao Exército Brasileiro um aumento de capacidade, ao mesmo tempo propiciando a interoperabilidade com as Forças Americanas e outras Forças Armadas.
Nota do Editor
Os kits citados no informe serão incorporados a obuseiros autopropulsados M109 adquiridos dos excedentes da Guarda Nacional dos Estados Unidos. Portanto não serão usados na modernização dos M109A3, que atualmente mobiliam as unidades Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC/Ap) do Exército Brasileiro. Esta a razão das atividades serem realizadas nos Estados Unidos. |
Estratégia – O Brasil não terá dificuldade de absorver e integrar este equipamento em suas Forças Armadas. A venda proposta contribuirá à política externa e Segurança nacional dos Estados Unidos ao ajudar e melhorar a Segurança do Brasil, o qual tem sido e continua a ser uma importante força na estabilidade regional e progresso econômico da América do Sul.
A venda proposta do equipamento e o seu suporte não alterará o balanço militar na região.
Contratista – A principal empresa envolvida será a BAE Systems, localizada em York, Pennsylvania. Não há acordos de “offset” relacionados a este contrato.
Custo – Valor estimado é de U$110 milhões de dólares,
Nota DefesaNet – O objetivo básico é de substituir os M108 AP de 105 mm, que apresentam uma defasagem operacional (105mm x 155mm) e de capacidade de integração com sistemas de C2 (Comando e Controle) modernos. Todas as atividades serão realizadas nos Estados Unidos, para reduzir o custo e acelerar o processo.Os equipamentos mobiliarão unidades do Comando Militar do Sul.
2 –M113A2MK1 – kits de modernização e equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico por um valor estimado de U$131 milhões de dólares. A venda de 434 kits M113A2MK1 para modernizar o M113 Armored Personnel Carriers (APC) à configuração M113A2MK1, incluindo peças de reposição, reparo, equipamento de apoio, ferramentas e equipamentos de teste, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, publicações e documentação técnica. Também inclui suporte pelo Governo Americano e contratista, com trabalhos de engenharia e serviços de apoio logístico e suporte de programa,
Objetivo – O Brasil usará este equipamento para modernizar a frota de Viaturas Blindadas de Transporte de Tropas (armored personnel carriers). Os M113A2MK1 proporcionarão ao Exército Brasileiro: uma viatura mais confiável, ágil e dar à infantaria uma viatura capaz e aumentar aprontidão das Forças Armadas Brasileiras. Os obuseiros modernizados darão ao Exército Brasileiro um aumento de capacidade, ao mesmo tempo propiciando a interoperabilidade com as Forças Americanas e outras Forças Armadas.
Estratégia – O Brasil não terá dificuldade de absorver e integrar este equipamento em suas Forças Armadas. A venda proposta contribuirá à política externa e Segurança nacional dos Estados Unidos ao ajudar e melhorar a Segurança do Brasil, o qual tem sido e continua a ser uma importante força na estabilidade regional e progresso econômico da América do Sul.
Contratista – A principal empresa envolvida será a BAE Systems, localizada em York, Pennsylvania. Não há acordos de “offset” relacionados a este contrato.
Nota DefesaNet – Este trabalho de revitalização das viaturas M113 ao padrão M113A2MK1 será realizado no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (PqRMnt/5), localizado em Curitiba (PR). A unidade tem trabalhado já há vários anos neste projeto tendo entregue as primeiras unidades ao EB.
Prazo – Estimado um período de sete anos para a reforma das 434 viaturas
Custo – Valor estimado de U$131 milhões de dólares
Matérias relacionadas ao M113 BR
Projeto M-113Br – Revitalização do M113A2 MK1 no EB Link
Entrega das primeiras Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) M113BR ao 20ºBIB Link
FUNÇÃO LOGÍSTICA CONTRATOS – UM VIÉS CIVIL PARA QUESTÕES BÉLICAS Link
LAAD Bastidores 3 – A Modernização dos M-113 B do Exército Brasileiro Abril 2011 Link
AFV – M113 Assinado Contrato Modernização com BAE Systems 22 Dezembro 2011 Link
BAE System fecha contrato de US$ 48 milhões para modernizar blindados do Exército Abril 2011 Link
Cancelamento do Projeto VBTP M113 BR 2009 Link
Exército Modernizará a VBTP M-113B Fevereiro 2008 Link
Exército Apresenta o Protótipo da Viatura M113-T 2005 Link