DCTA, por Tenente Priscila Scarparo E Major Oliveira Lima
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu, na terça-feira (04/10), o Diretor de Negócios de Defesa e Segurança da Atech Embraer, Giácomo Feres Staniscia, e o Desenvolvedor de Negócios, Roberto Comodo. A reunião teve como objetivo aproximar as instituições e desenvolver parcerias futuras.
“Estreitar relacionamentos com o Comando é de extrema importância para a consolidação da empresa. Nós temos aqui um ecossistema muito rico no que diz respeito à tecnologia e inovação. Entendemos que uma aproximação com os institutos do DCTA traz resultados expressivos e concretos”, pontua o Diretor de Negócios de Defesa e Segurança.
Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, a Atech é uma empresa importante no contexto da Base Industrial de Defesa (BID). “Hoje nós temos uma Base Industrial de Defesa consolidada, formada por empresas que desempenham papel importante na nossa balança comercial e no desenvolvimento de produtos estratégicos para as Forças Armadas. A parceria entre a Atech e a Força Aérea Brasileira (FAB), desde o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), produziu excelentes resultados para o Brasil”, comentou o Diretor-Geral do DCTA.
Sobre a Atech Embraer
A empresa atua no controle e gestão de tráfego aéreo (civil e militar), sistemas de defesa e segurança, simuladores, logística, gestão de ativos, entre outros.
É da Atech, em parceria com a Força Aérea Brasileira, o desenvolvimento do sistema de gestão e controle de tráfego brasileiro que é, reconhecidamente, um dos melhores do mundo: completo, modular e indicado pela ICAO (International Civil Aviation Organization) como referência.
DCTA recebe representantes do grupo Aeropart
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu, no dia 04/10, a empresa Aeropart Participações Aeroportuárias S/A, nova concessionária do Aeroporto de São José dos Campos (SP).
Na oportunidade, estavam presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e o Chefe do Subdepartamento de Administração, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, além de representantes do grupo Aeropart.
"A reunião de hoje foi muito produtiva, pois reforçou o fato de que estamos em consonância com o DCTA no que tange às estratégias que irão promover o avanço do aeródromo", comentou Murilo Siqueira Junqueira, funcionário da Aeropart.
Além do transporte de passageiros, o aeroporto tem um enorme potencial de mercado, inclusive internacional, para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário. "O projeto apresentado pela Aeropart para a utilização comercial do aeroporto de São José dos Campos está à altura daquilo que a população do Vale do Paraíba espera para a cidade, pois as futuras parcerias certamente trarão mais investimento e desenvolvimento para a região", pontuou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
O sítio aeroportuário conta com uma área de 1.197.580,66 m². A capacidade de movimentação de cargas é estimada em 14,5 mil toneladas por ano.
Foto: Cabo J. Alves / DCTA