Mensagem da Presidenta da República,
Dilma Rousseff,
por ocasião do Dia do Exército Brasileiro
Lida na Solenidade.
A presidente estava em viagem à Venezuela
Brasília-DF, 19 de abril de 2013
Em 19 de abril de 1648, em Guararapes, Pernambuco, brasileiros de diferentes etnias, credos e posições sociais se uniram para expulsar de nosso território um inimigo estrangeiro. Dessa união surgiu, ancorado em forte sentimento de nacionalidade, o Exército Brasileiro.
Desde Guararapes até o presente, o Brasil sempre pôde contar com sua Força Terrestre na defesa de seus interesses estratégicos, de seu território, de sua soberania. O Exército Brasileiro foi mais além, e tem atuado de forma efetiva no atendimento e cuidado de nosso povo.
Hoje, o Exército se faz presente no apoio à população em momentos de calamidade, na garantia da segurança dos cidadãos, na coordenação da Operação Carro-Pipa para garantir água aos nordestinos que sofrem com intensa seca, nas obras de integração das bacias do rio São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional, na manutenção e na construção de rodovias e ferrovias que integram o território nacional, e na proteção de nossas fronteiras, por meio das Operações Ágata. Esteve e está presente, com o braço forte e a mão amiga, sempre disposto a prestar auxilio aos cidadãos brasileiros na imensidão de nosso território.
Nossa Força Terrestre é motivo de orgulho também no apoio a missões de paz. Com atuação destacada em Suez, na década de 1950, e em diversas missões pela América Central, na Ásia e na África, até os dias de hoje, em que a Força Terrestre assumiu o comando do componente militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a MINUSTAH, o Exército se faz presente, representando o Brasil e cumprindo as missões que a ele são designadas.
O Nosso Exército passa, nos dias de hoje, por um processo de transformação, olhando para o futuro e buscando antecipar-se às necessidades que o País terá pela frente, por meio de projetos estratégicos nas áreas de Ciência e Tecnologia, da capacitação de seus recursos humanos e na recuperação de sua capacidade dissuasória, por meio da modernização e atualização de seus meios operacionais. A seriedade e profissionalismo da Força Terrestre nos dão a certeza que os objetivos destes investimentos serão alcançados, em beneficio de toda a população brasileira.
Tenho certeza de que todos os brasileiros e brasileiras se juntam à minha voz, neste 19 de abril, para parabenizar o Exército Brasileiro. Saibam os membros de nossa Força Terrestre que o País é grato pela permanente demonstração de abnegação, de confiabilidade e de eficiência no cumprimento de seu dever constitucional.
Parabéns Exército Brasileiro!
Dilma Rousseff