Helibras já possui as configurações finais do pacote de modernização que será aplicado nos helicópteros Esquilo-Fennec da Aviação do Exército (AvEx), os quais serão modernizados pela empresa em suas instalações industrias de Itajubá (MG), a partir desse ano.
O pacote de modernização prevê a instalação de um novo sistema aviônico, compreendendo sistema glass cockpit, piloto automático dois eixos, novos rádios navegação-comunicação, compatibilização para utilização de óculos de visão noturna, banco com absorção de energia e regulagem de altura, proteção balística, novos braços suporte para armamento e degrau DART.
Todos os novos equipamentos serão instalados nos 36 helicópteros, dos quais 33 serão modernizados e três totalmente reconstruídos.
A configuração inicial foi atualizada com o objetivo de atender às novas demandas e necessidades da AvEx, e que foram objeto de estudos efetuados pelo Centro de Engenharia da Helibras. As evoluções na configuração incluíram um sistema digital de back up de instrumentos, um novo GPS, um 2º Clock, entre outras.
O contrato de modernização dos Fennec foi um passo importante no contexto de expansão da Helibras, pois está permitindo o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias para a empresa se qualificar e, em alguns anos, desenvolver um primeiro helicóptero aqui no Brasil. Além disso, amplia a capacidade da empresa na oferta de serviços de pós-venda, como manutenção, modernização e reconstrução de aeronaves.
As duas primeiras células, as quais serão as bases para as reconstruções/modernizações dos dois primeiros helicópteros, já foram apresentadas e recebidas pela COMFIMA (Comissão de Fiscalização de Material do Exército).
Para a Aviação do Exército (AvEx), a grande vantagem será contar com um grupo de aeronaves completamente atualizadas em termos tecnológicos, com uma vida útil suplementar de mais 20 anos e sistemas de nova geração, desenvolvidos no Brasil pela Helibras em parceria com algumas empresas.
Ficha Técnica Fennec:
Capacidade
1 piloto + 6 combatentes ou 1.400 kg de carga no gancho
1 piloto + 1 maca + 2 paramédicos
1 piloto + 2,16 m3 no piso da cabine
Pesos
Peso máx. de decolagem: 2.250 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.800 Kg
Desempenho com peso máximo
Velocidade de cruzeiro rápido: 253 km/h
Alcance com tanque standard: 648 km
Cargas
Carga útil (incluindo combustível para missão): 1.020 kg
Capacidade de carga no gancho: 1.400 kg
Motorização
1 turbina TURBOMECA ARRIEL 2B: 1.020 kg
Potência máx. de decolagem: 847 shp
Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 12,94 m
Comprimento da fuselagem: 10,93 m
Altura: 3,34 m
Diâmetro do rotor principal: 10,69 m