Daisy Meireles / Ten João Elias
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) vai divulgar, a partir desta quinta-feira (14/09), as informações referentes aos serviços dos aeródromos privados apenas digitalmente. É o chamado ROTAER DIGITAL que entra em vigor com a publicação da Circular de Informações Aeronáuticas Nº 29/17.
A versão impressa do ROTAER relacionada a esses aeródromos vai deixar de existir. “Antes, se houvesse alguma mudança em um aeródromo privado, demorava até 56 dias entre a solicitação da ANAC até as informações entrarem em vigor. A partir de agora, com o formato digital, a informação vai levar apenas algumas horas para estar atualizada”, explica o analista de sistemas do DECEA, João Ximenes.
O ROTAER DIGITAL possibilita, a qualquer tempo, a consulta das informações de aeródromos privados constantes na base de dados do DECEA e a geração de páginas personalizadas – de acordo com o interesse do usuário. Nele inclui todas as características do aeródromo, como tamanho de pista, coordenada, cidade, operador, se tem serviço de meteorologia ou de combustível, se tem luzes, qual a superfície da pista, entre outras, assim como o ROTAER que era impresso.
Desenvolvimento
O ROTAER DIGITAL foi desenvolvido pelo Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA em parceria com o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e com técnicos do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC) e da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA.
No processo inicial do projeto, o DECEA preocupou-se em aplicar uma pesquisa para conhecer as necessidades dos usuários e participou de diversas reuniões para discutir legislações com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Em busca de melhores práticas, o Grupo de Trabalho analisou outros provedores, aprimorando o desenvolvimento estratégico e o atendimento ao cliente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A previsão é que, a partir de julho do ano que vem, as informações referentes aos serviços dos aeródromos militares e públicos também sejam divulgadas apenas digitalmente.
O DECEA pretende eliminar o processo de impressão tanto do ROTAER quanto de outras publicações. "Nosso objetivo é introduzir, paulatinamente, inovações tecnológicas no SISCEAB", afirmou o chefe do SDOP, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento.
As dúvidas
Conheça a nova forma de disponibilização do serviço relacionado a aeródromos privados publicada na Circular de Informações Aeronáuticas N 29/17.
O conteúdo das publicações aeronáuticas referentes às características físicas e operacionais dos aeródromos privados é de competência da ANAC, logo, quaisquer dúvidas sobre as informações divulgadas devem ser encaminhadas para o SAC ANAC.
O DECEA também oferece um canal de comunicação para o envio de dúvidas, sugestões, comentários, críticas, elogios e notificações de erros por intermédio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC DECEA).
Para conhecer o ROTAER DIGITAL, clique aqui e, caso necessite utilizar uma versão impressa, poderá ser gerado um conteúdo personalizado e reduzido, apenas com os aeródromos selecionados.