No período de 5 a 25 de julho, os alunos do Curso de Precursor Paraquedista, do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, encerraram a fase de lançamento.
Neste período, os alunos realizaram o lançamento precursor, utilizando-se de paraquedas semiautomático, executado a bordo de uma aeronave em vôo. Conhecida a altura de lançamento, o efetivo da equipe a ser lançada, a intensidade e a direção do vento (avaliado ou recebido), determina-se a direção de entrada da aeronave na zona de lançamento, bem como o momento de saída do avião, com base em uma referência no terreno.
O precursor paraquedista é o especialista dotado das competências para planejar, integrar, conduzir e/ou realizar operações militares singulares, conjuntas ou combinadas no amplo espectro dos conflitos, notadamente operações aeroterrestres e aeromóveis, em qualquer ambiente operacional, em área hostil ou negada.
O precursor pode desempenhar funções na Brigada de Infantaria Pára-quedista, no Comando de Operações Especiais e em outras organizações operativas, conforme a doutrina militar terrestre vigente.