A Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia PrecPqdt) apoiou o 1º/5º GAv (“Esquadrão Rumba”) da Força Aérea Brasileira na requalificação técnica e operacional de seus instrutores e monitores.
A requalificação teve como objetivo a manutenção das capacidades operacionais dos instrutores responsáveis pela instrução dos estagiários recém-egressos da Academia da Força Aérea, que serão qualificados pilotos de transporte até o fim de 2020.
O apoio ocorreu entre os dias 1º e 17 de março, no Rio Grande do Norte, quando a Cia Prec Pqdt empregou a Equipe Alfa do 1º Destacamento de Precursores no cumprimento de missões de salto semiautomático e salto livre operacional (SLOp) para atender às demandas de instrução.
Durante o apoio, foram realizadas 96 decolagens para lançamento semiautomático de pessoal e 24 decolagens para o lançamento livre de pessoal. A atividade contribuiu para a manutenção da interoperabilidade entre a tropa paraquedista e a aviação de transporte da FAB, reforçando, ainda, os laços históricos de sã camaradagem existentes entre as forças coirmãs.
Fonte: Cia Prec Pqdt