Com o objetivo de ampliar a presença do Exército Brasileiro na Amazônia, a Força Terrestre já conta com nova estrutura organizacional. Trata-se do Comando Militar do Norte (CMN), oitavo da instituição, e que abrange os estados do Amapá, Maranhão e Pará.
Na ativação, que aconteceu no fim de junho, o general Oswaldo de Jesus Ferreira assumiu o cargo de comandante e terá cerca de 9.500 militares subordinados.
Atualmente, o CMN funciona nas instalações do Quartel-General da 8ª Região Militar, no centro de Belém (PA). Essa estrutura permanecerá durante os próximos três anos, quando serão iniciadas as obras para o espaço definitivo.
A transferência dos militares designados para o novo comando tem sido feita em fases, de acordo com a disponibilidade de imóveis funcionais na região. A previsão de ocupação das instalações próprias é entre 2018 e 2030.
Divisão administrativa
Instituído pela Portaria nº 142, de 13 de março de 2013, o Comando Militar do Norte visa criar melhores condições para ações de planejamento, gestão e execução de atividades de defesa, segurança e proteção.
A atuação do Exército no território nacional se dá por meio dos comandos, que delimitam a área de trabalho por regiões do Brasil.