Search
Close this search box.

Comandante do Exército concede medalha a Rodrigo Janot

No dia 29 de agosto, no Quartel-General do Exército, o Comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, condecorou o ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, com a Medalha do Pacificador. O ex-procurador afirmou que estava muito honrado em receber a condecoração, ressaltando o papel do Exército Brasileiro, assim como do Ministério Público, no cumprimento de seus papéis institucionais.

Medalha do Pacificador

A Medalha do Pacificador foi mandada cunhar pela Portaria nº 345, de 25 de Agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento. O Governo da República, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares.

A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

Rodrigo Janot Monteiro de Barros
Procurador-Geral da República – 2013/2017

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Rodrigo Janot é especialista em Direito Comercial, mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986).

Tem especialização na Scuola Superiore di Studi Universitari e di Perfezionamento S. Anna, Pisa/Itália (de 1987 a 1989), na área de meio ambiente e consumidor. Ingressou na carreira de Procurador da República em 1984. Foi Procurador-Chefe Substituto da PR/DF de 1984 a 1987.

Promovido a Procurador Regional da República em maio de 1993 e a Subprocurador-Geral da República em outubro de 2003, com atuação perante o Supremo Tribunal Federal. Foi Coordenador do Meio Ambiente e dos Direitos do Consumidor da Procuradoria Geral da República de 1991 a março de 1994; Secretário-Geral do Ministério Público Federal – julho de 2003 a julho de 2005; Coordenador-Geral do Centro de Pesquisa e Segurança Institucional do Ministério Público Federal CPSI/MPF; Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público da União; e Membro das 7ª, 3ª e 5ª CCR's.

Também foi Professor Titular de Direito Processual Civil I da Universidade do Distrito Federal (UDF) até 1995 e Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça de abril a dezembro de 1994.

Janot ainda foi Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), em mandato eletivo, de maio de 1995 a maio de 1997 e foi, por três vezes, conselheiro do Conselho Superior do MPF.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter