Tenente Adauto Fraga E Tenente-Coronel Santana
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta segunda-feira (10), a visita do Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. O objetivo do encontro foi ratificar o bom relacionamento entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Italiana.
De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, as duas instituições demonstram disposição para tratar de interesses comuns às Forças Aéreas dos respectivos países. "Há uma história de cooperação em projetos aeronáuticos entre a Força Aérea Italiana e a FAB, com participação da EMBRAER, como no caso do AT-26 Xavante e do AMX, ambos fruto da parceria Brasil-Itália. As nossas comissões na Itália, voltadas para o programa AMX, estão ativas até hoje, demonstrando que os laços com a Força Aérea Italiana são fortes”, afirmou.
O Embaixador da Itália disse que o encontro foi fundamental, uma vez que existe uma colaboração mútua no campo da aeronáutica militar. “Falamos sempre do AMX como um modelo de cooperação entre países. Temos a honra de ser o país que começou essa parceria com o Brasil.
Hoje, foi um encontro muito produtivo, pois tratamos das possibilidades de continuar essa interação no futuro. Espero que possamos identificar projetos para trabalharmos em conjunto”, ressaltou.
O Embaixador estava acompanhado do Adido de Defesa junto à Embaixada da Itália, Coronel Leonardo Baroni. Também participou do encontro o Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.
Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER