Brasília (DF) – O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, apresentou os desafios e realizações do Exército em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A reunião também contou com a participação do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
A audiência foi uma oportunidade para que os comandantes das três Forças expusessem as realizações, potencialidades e necessidades de suas instituições aos parlamentares que integram a Comissão. Na reunião, o General Tomás fez um balanço das realizações do Exército no ano de 2023 e no começo de 2024 e apontou os principais desafios da Força.
Em sua fala, o Comandante do Exército ressaltou a busca da Instituição por mais desenvolvimento em defesa antiaérea, capacidade de dissuasão e poder de choque. O general também discorreu sobre a participação da Força no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, mencionando as apreensões realizadas na Operação Ágata e nas ações recentes conduzidas nas fronteiras do país.
O Comandante abordou, ainda, o trabalho do Exército no apoio a população por meio da Operação Yanomami, iniciativa humanitária de ajuda ao povo indígena e de combate ao garimpo ilegal. A parte humanitária da ação, focada em distribuição de suprimentos para os indígenas, já é a maior operação logística militar de lançamento de carga já realizada na América Latina.
Também foi ressaltada a prontidão do Exército no apoio a ações de defesa civil em São Sebastião (SP) e no Vale do Taquari (RS), e foi mencionado o auxílio da Força no combate a dengue, que já soma mais de 10 milhões de pessoas assistidas e mais de 138 mil vistorias. Por fim, o general reafirmou o compromisso da Força com a sustentabilidade através dos investimentos em geração de energia fotovoltaica nos Pelotões Especiais de Fronteira de Auaris, Tiriós e Tunuí, e destacou a existência de novos projetos. Após a explanação, o Comandante respondeu às perguntas dos parlamentares da Comissão.