O Comando Militar do Sul (CMS) retirou o Carro de Combate Leopard1A1 que estava sendo colocado como monumento próximo ao 3 Regimento de Cavalaria de Guardas. A nota Oficial do CMS é publicada abaixo.
Desde o anúncio da colocação desta viatura blindada, no dia 12 Janeiro, como monumento ocorreu uma grande movimentação contrária.
Ocorreram atos de vandalismo como a viatura ser depredada e a tentativa de danificar a pintura assim como roubo de equipamentos, como os faróis.
A movimentação agitou em especial a base de esquerda e com grande participação de órgãos de imprensa vinculados ao Partido dos Trabalhadores. Assim como edis desta agremiação na Câmara Municipal.
A área onde será o monumento foi doada ao Exército pois a unidade do 3 RCG teve uma grande extensão de seu terreno usada para a construção de um viaduto.
No início de 2015 um blindado em homengem aos veteranos da 2 Guerra Mundial foi vandalizado na cidade de São Gonçalo (Vandalizado Blindado em Praça do Ex-Combatente Link)
A movimentação também incluiu a criação de uma página no Facebook, com link abaixo.
Leia a nota do CMS abaixo.
Mais as matérias:
CC Leopard será novo monumento de Porto Alegre Clic RBS – republicado DefesaNet (Link)
Após polêmica sobre tanque, vereador lança projeto que proíbe artefatos bélicos como monumentos – SUL21 (Link)
Página Facebook Transformar o Tanque de Guerra em Tanque do Amor (Link)
MINISTÉRIO DA DEFESA
NOTA À IMPRENSA
Em referência ao monumento simbolizado pelo Veículo Blindado Leopard 1A1, instalado na Avenida Ipiranga, o Comando Militar do Sul informa que a viatura foi recolhida para o 8º Batalhão Logístico, onde passa por manutenção. O reparo é necessário, em virtude dos danos causados ao mesmo nos últimos dias. Não há previsão para a conclusão da manutenção, que exigirá reposição de peças e reparo na pintura. Assim que a viatura estiver em condições, retornará à praça para a inauguração do monumento. Durante este período, o local será preparado e estruturado para receber o Leopard em segurança e para proporcionar aos visitantes uma interação positiva com a história. Assessoria de Comunicação Social do Comando Militar do Sul |