No dia 20 de setembro, o Comando Militar do Leste (CML) iniciou a edição do Programa “Conheça o seu Exército”/2021, que contou com a participação de docentes e discentes de cursos de Comunicação Social; influenciadores em redes sociais (influencers, youtubers e blogueiros); jornalistas e profissionais da mídia que cobrem atividades envolvendo as Forças Armadas, além de assessorias de comunicação de secretarias municipais.
Criado pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), a atividade foi realizada no auditório do CML respeitando todas as medidas de prevenção ao coronavírus. No primeiro dia de evento, os participantes puderam conhecer, por meio de palestras, um pouco mais sobre as atividades da Força Terrestre. O Subchefe do Estado-Maior do CML, Coronel Carlos Alberto do Rego Barros, apresentou o tema “Conhecendo o Exército”, explanando a evolução da Instituição e sua presença em todos os marcos históricos do Brasil, além das capacidades operativas de cada Comando Militar de Área, em especial do CML.
Em seguida, a Chefe da Seção de Comunicação Social do Comando, Major Gabriela Bernardes, realizou palestra sobre a “Tradição e Operacionalidade do CML”, destacando a missão da comunicação social e o trabalho realizado pela Seção em prol do fortalecimento e preservação da imagem da Força nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que são as áreas de abrangência do CML.
Ainda no auditório do Comando, o Chefe de Comunicação Social do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Coronel Genésio Souza Júnior, tratou de temas de responsabilidade do DECEx, como ingresso na força, valores e tradições cultuados nas instituições de ensino, além de introduzir o zelo pela história cultuado pelo Exército Brasileiro. No período da tarde, conduzido pela Assessoria de Cultura do CML, por meio do Coronel Simonal Silva de Souza, os participantes conheceram alguns espaços históricos inseridos no Palácio Duque de Caxias (PDC), como o Pantheon de Caxias, a Sala Dom João VI e o Salão Nobre, onde puderam absorver um pouco mais da história nacional.
Fonte: CML