Sargento Natália Fernandes Galeno E Capitão Oliveira Lima
Nos últimos anos, o Serviço de Informação de Voo (AIS, do inglês Aeronautical Information Service) tem se renovado, passando da roupagem de um serviço prestado para a de um gerenciamento da informação. Nesse caminho, a prática AIS no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) se reinventou, colocando o profissional da área frente a diversos desafios.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) desenharam um projeto de Centralização do Plano de Voo, posicionando o CGNA na figura de um Centro de Informação Aeronáutica (C-AIS), atuando incisivamente na aprovação de intenções de voo. Tal processo permitirá um eficaz gerenciamento do fluxo das intenções de voo, incorporando à informação aeronáutica atributos, tais como rastreabilidade, precisão, consistência e confiabilidade.
Diante disso, no dia 17 de maio, entrou em operação o C-AIS CGNA, com a assunção de 50% da demanda de intenção de voo da Sala AIS do Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Gradativamente, o C-AIS CGNA assumirá todo o movimento de Confins, assim como a demanda de mais três C-AIS de Brasília (DF), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), tornando-se o responsável pelo processamento de cerca de 33% das mensagens de Serviço de Tráfego Aéreo do Brasil.
De acordo com o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, o processo de Centralização de Planos de Voo trará ganhos significativos para a operacionalidade dos C-AIS no escopo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB).
“A reestruturação do processo de tratamento dos planos de voo proporcionará uma melhora significativa no tocante ao aproveitamento dos recursos humanos e materiais, além de permitir a padronização dos procedimentos relativos ao trâmite das mensagens. Os usuários do SISCEAB serão beneficiados com uma maior padronização e confiabilidade na prestação do serviço”, afirmou.
Conforme o Programa de Implementação da Centralização de Planos de Voo, esse transcurso rumo à centralização foi planejado em etapas com o objetivo de proporcionar interoperabilidade entre o Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), permitindo que as bases de dados de ambos estejam compativelmente atualizadas, sem discrepâncias.
Segundo o Comandante de CGNA, Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante, a atividade AIS passará por substanciais transformações. "O CGNA tem investido maciçamente na capacitação de seus profissionais, levando em consideração o nível de complexidade das áreas de jurisdição que serão absorvidas pelo C-AIS”, declarou.
O plano de gerenciamento do projeto prevê que, em janeiro de 2024, todo esse processo esteja finalizado, passando para uma configuração operacional composta por mais três Centros de Informação Aeronáutica: C-AIS RJ (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero), C-AIS RE (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA III) e C-AIS CGNA.
Fotos: Sargento Natália Fernandes Galeno/CGNA