Cerca de 4.300 militares ocuparam suas posições no terreno para o início da atividade de combate simulado durante a Manobra Escolar 2018. Sob forte chuva, o apronto operacional foi realizado na região dos Parques dos Cursos, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Veículos, armamentos, apoio de saúde e diversos outros meios para o cumprimento das missões do exercício foram inspecionados e iniciaram o deslocamento para o terreno.
Além da AMAN, participaram da atividade diversas escolas do sistema DECEx (Departamento de Educação e Cultura do Exército), como a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos, a Escola de Sargentos das Armas – todas colocando seus alunos nas funções que estão sendo preparados para exercer. A partir da quinta-feira, as tropas iniciarão as atividades simuladas de imposição da paz, estabilização e assistência humanitária, conforme proposto pelo exercício.
Os estudantes de jornalismo que participam do Estágio para Correspondentes em Assuntos Militares acompanharam a atividade e tiveram a oportunidade de entrevistar os comandantes de frações, no contexto da simulação. Além disso, uma comitiva de militares do Exército dos Estados Unidos visitaram o apronto operacional, estreitando os laços entre as Forças Armadas de Nações Amigas.
Manobra Escolar na AMAN provê instrução de ‘fast rope’, técnica que dispensa freio, mosquetões e o boldrier
A fim de aperfeiçoar as técnicas de infiltração em terreno hostil, foi executada, na manhã de quarta-feira, 7 de novembro, a instrução de fast rope, ou corda rápida, para cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e alunos da Escola de Sargentos das Armas (ESA), ministrada pelos militares do Comando de Aviação do Exército.
Ao contrário de outras técnicas de descida utilizando cordas, como o Rapel, na técnica do fast rope os equipamentos como o freio em “8”, mosquetões e o boldrier são dispensados.
O militar utiliza apenas luvas e a fricção do calçado contra a corda para uma descida rápida e segura. Outra particularidade quanto aos equipamentos fast rope são as cordas utilizadas para descida, que são de diâmetro maior, cerda de 40 mm, e de material especial, a fim de permitir uma descida suave.
A técnica é particularmente útil para o desembarque de elementos ou pequenas frações em locais onde a aeronave não consegue pousar ou, principalmente, quando o desembarque necessita ser feito de forma rápida, reduzindo o tempo de exposição da aeronave.
Escola de Saúde do Exército inicia participação na Manobra Escolar, com apoio a casos reais e simulados
Na sequência, os alunos receberam instrução sobre a evacuação de feridos com emprego de aeronaves para locais onde possam receber assistência adequada. Na fase seguinte da Manobra, os alunos serão divididos em diversas frações para atividade em que receberão instruções específicas, além de mobiliarem o Posto de Atendimento Avançado e o Hospital de Campanha.
A EsSEx estará, ainda, diretamente envolvida nas ações cívico-sociais (ACISO), nas quais o Exército prestará diversos serviços à população, como atendimento médico-odontológico e ambulatorial, reforçando a integração da Força Terrestre com as comunidades.
Dentre os objetivos da participação da EsSEx estão garantir o atendimento em casos reais e simulados, minimizando as baixas em operações ou relacionadas à fadiga e provendo o tratamento de saúde essencial; além de um reforço na assistência durante as evacuações médicas a partir de informações de saúde em tempo real sobre a situação de doentes e feridos, número de leitos existentes e disponíveis, salas cirúrgicas e outros.
Fotos: Cb Willian da Silva Fernandes, Sd Wesley Nascimento e Cb Demétrio / EB