O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) iniciou, em meados de abril, a avaliação do Radar de Vigilância Terrestre SENTIR M20, material de emprego militar (MEM) projetado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A – EMBRAER.
As atividades se iniciaram com a capacitação técnica dos militares e técnicos do CTEx e do CAEx para operação do equipamento e de seus componentes, para emprego pelas forças militares no escopo do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON).
O Radar SENTIR M20 pode detectar e acompanhar o movimento de alvos terrestres, como tropas a pé, viaturas ou helicópteros em voo na direção do sol e em quaisquer condições climáticas, além de ser imune a ataques de guerra eletrônica.
|
|
É leve e possui um sistema de visualização portátil que possibilita o emprego em missões de reconhecimento do campo de batalha, vigilância de fronteiras e proteção de instalações e áreas sensíveis.
|
|
O Radar de Vigilância Terrestre SENTIR M20 é resultado da Pesquisa e Desenvolvimento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército, em conjunto com a base industrial de defesa e degurança, e conferirá maior capacidade de vigilância às Forças Armadas e ao Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, ao dotar a Defesa com materiais e sistemas de sensoriamento, apoio à decisão e apoio à atuação.