Resende (RJ) – Entre os dias 22 de julho e 5 de agosto, os Cadetes do 3º ano realizaram o 3° Estágio da Seção de Instrução Especial (SIEsp), necessário para a formação do futuro oficial combatente da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
O Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com características Especiais foi desenvolvido na região de Areias-SP, Queluz-SP, São José do Barreiro-SP e Itatiaia-RJ (Represa do Funil).
Durante a atividade, que tem por base o cumprimento de missões de gradativa complexidade, tanto no seu planejamento como na sua execução, os cadetes integraram e tiveram a oportunidade de comandar frações até valor Pelotão Operações Especiais (PELOPES), na execução de patrulhas de combate de longo alcance com características especiais, inseridos numa situação de guerra, realizando captura de material, destruição e neutralização de alvos compensadores, com amplo emprego de meios fluviais e aéreos nas missões. Além das técnicas aeromóveis e fluviais, foram realizados ensaios e ações simuladas com emprego de munição real e cargas explosivas, aumentando o realismo das missões.
Ainda, nessa SIEsp, os estagiários receberam o apoio de instrução de importantes organizações militares do Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro, o que proporcionou mais profissionalismo e capacitação especializada ao Cadete de Caxias.
Por fim, coroando o estágio, fruto das contingências planejadas do quadro tático, os cadetes executaram uma evasão não apoiada, percorrendo cerca de 50 quilômetros, em terreno acidentado, devendo evadir-se do território inimigo até serem acolhidos nas linhas amigas.
Tudo isso para desenvolver as atitudes fundamentais para a formação do oficial do Exército Brasileiro como persistência, equilíbrio emocional, combatividade e rusticidade, dentre outras.
Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras