Rio de Janeiro (RJ) – A 1ª Divisão de Exército (1ª DE) conduziu, de 10 a 29 de setembro, a Operação PANTHEON, exercício de campanha que foi executado no terreno por suas Grandes Unidades (GU) subordinadas, o Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz), a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) e a Artilharia Divisionária da 1ª DE (AD/1), além da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), GU subordinada ao Comando Militar do Leste.
A Operação teve por finalidade o adestramento avançado das Organizações Militares (OM) integrantes da 1ª DE e da Bda Inf Pqdt em um quadro de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
As Operações GLO são operações militares de coordenação e cooperação de agências (OCCA), realizadas no contexto específico da missão constitucional, podendo ser desenvolvidas em ambiente rural ou urbano.
As tropas empregadas na Operação PANTHEON são oriundas de OM localizadas nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e desenvolveram atividades que visam promover e avaliar o estado permanente de prontidão e de adestramento da tropa, de modo a permitir seu emprego imediato.
Nas três semanas de duração do exercício, foram empregados mais de 1.300 militares em suas três Forças Tarefa (FT Montanha, FT Encouraçada e FT Afonsos), além de cerca de 130 viaturas.
Durante as três semanas de atividades, foram executadas marchas e instruções de maneabilidade nível Pelotão com a execução de tiro real, instalação e operação de Posto de Segurança Estático (PSE), montagem e operação de Postos de Bloqueio de Vias Urbanas (PBCVU), além de atividades de Investimento à Localidade, ocasião onde as três Forças Tarefas simularam várias situações de combate.