Rio de Janeiro – No dia 6 de julho, a Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) realizou a brevetação de 994 novos paraquedistas militares, sendo 970 do Exército Brasileiro, 22 da Marinha do Brasil e 2 da Força Aérea Brasileira.
Na ocasião, o cão de guerra Boot, da raça Rottweiler, que realizou seu primeiro salto noturno, foi brevetado pelo Comandante do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista e pelo Comandante da Bda Inf Pqdt.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante Logístico, General de Exército Marco Antônio de Farias, e contou com a presença do Comandante Militar do Leste, General de Exército Francisco Carlos Modesto, de oficiais-generais e de autoridades civis e militares.
A Brigada de Infantaria Pára-quedista do Exército Brasileiro, sediada na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, teve sua origem na Escola de Pára-quedistas, criada em 26/12/1945. No ano anterior, em 1944 o então capitão Roberto de Pessoa, concluiu o curso de Pára-quedista em Fort Benning, nos EUA, brevetando-se como o primeiro Pára-quedista militar do Brasil.
A tropa pára-quedista, inteiramente formada por voluntários, tem como características: a coragem, a agressividade no combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem.
Tais elementos forjam a mística pára-quedista, cultuada no dia-a-dia da caserna e materializada nos símbolos inconfundíveis de nossa tropa: o brevê prateado, o bute marrom e a boina bordô.