No período de 14 a 18 de fevereiro, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a Operação Ágata, dentro de sua área de responsabilidade no Estado do Mato Grosso do Sul. O objetivo da Operação foi contribuir com os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização no combate aos ilícitos transfronteiriços.
Durante a operação, foram amplamente empregados os meios do Sistema de Monitoramento de Fronteira (SISFRON) e efetivos das Organizações Militares da Brigada. Foram realizadas 62 ações de patrulhamento da linha de fronteira, postos de bloqueio e controle de estradas e monitoramento de áreas de interesse, com apreensões de drogas, armas ilegais, de produtos de contrabando e de descaminho, no valor de cerca de um milhão de reais.
Comando de Fronteira apoia operações interagências
No período de 10 a 19 de fevereiro, o Comando de Fronteira Jauru / 66° Batalhão de Infantaria Motorizado – "Batalhão General José Miguel Lanza", realizou ações interagências na região de Comodoro – MT, em apoio à Polícia Rodoviária Federal e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato-Grosso.
O objetivo é coibir a extração ilegal de madeira, no contexto da Operação Ágata Carcará, contribuindo com as ações da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada na prevenção aos ilícitos transfronteiriços no Estado de Mato Grosso.