Rio de Janeiro (RJ) – Equipes técnicas do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América se reuniram para o início das atividades executivas do Acordo de Projeto PA-A-23-0001, destinado a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção de munições de morteiro 120 mm de alcance estendido.
O projeto prevê o desenvolvimento de uma munição com tecnologias inovativas, como formulações energéticas de baixa sensibilidade para propelentes e explosivos, novos conceitos de geometria do corpo da granada para melhor performance balística, novos conceitos de motor de propulsão adicional e de tubeiras de exaustão, dentre outras concepções. O objetivo é obter maiores alcances operacionais, menores custos de produção futura e, sobretudo, capacidades de interoperabilidade entre os usuários.
A reunião envolveu representantes de organizações militares dedicadas à ciência e tecnologia de materiais bélicos e integrantes da Base Nacional de Defesa. Foram estabelecidas as diretrizes para os quatro anos iniciais do projeto, acordados com os representates do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate, do Exército dos Estados Unidos. O Plano Inicial de Gestão das Ações Técnicas (Project Management Plan) foi assinado pelos representantes de cada nação.