Phil LeBeau
CNBC
Vários anúncios futuros da Boeing visam acalmar os nervos dos investidores e preparar o cenário para um crescimento futuro – assim como quando Dave Calhoun foi nomeado o próximo CEO da gigante aeroespacial.
Os executivos da Boeing afirmaram que a empresa deve definir novas metas para a produção de aviões de grande porte, incluindo uma nova cadência mensal de construção mais baixa para o B787 Dreamliner.
O Departamento do Tesouro estabeleceu o dia 1º de maio como o prazo final para as empresas se candidatarem a alguns dos bilhões reservados para “negócios críticos para manter a segurança nacional”.
A questão é quais os termos que o secretário do Tesouro estabelecerá para emprestar esse dinheiro e se a Boeing estará disposta a aceitá-los ou decidir buscar bilhões no setor privado.
Vários anúncios futuros da Boeing visam acalmar os nervos dos investidores e preparar o cenário para um crescimento futuro – assim como quando Dave Calhoun foi nomeado CEO da gigante aeroespacial.
Na próxima semana, a Boeing realizará sua reunião anual, reportará os resultados do primeiro trimestre e enfrentará o prazo de solicitação de um pacote de ajuda de vários bilhões de dólares do governo federal.
Aqueles familiarizados com as discussões da liderança da Boeing disseram que Calhoun planeja mostrar aos investidores que a empresa construirá duas pontes financeiras para o futuro: uma de curto prazo focada em reduzir as perdas de curto prazo provocadas pelo coronavírus e uma ponte de longo prazo para lidar com menos pedidos de aviões comerciais e um setor aéreo menor.
A questão para os investidores é quanto custará à Boeing construir essas pontes e de onde virá o dinheiro. A crescente incerteza sobre possíveis perdas no primeiro trimestre e além é a principal razão pela qual as ações da Boeing caíram mais de 50% desde que Calhoun se tornou CEO em janeiro.
Calhoun deixou claro que ele e sua equipe de liderança estão preparando a empresa para um futuro que parecerá muito diferente de dois anos atrás, quando os pedidos de aviões comerciais estavam subindo e as taxas de produção subiram para recordes.
Em uma mensagem enviada aos funcionários da Boeing no início de abril, Calhoun escreveu: "Precisamos equilibrar a oferta e a demanda de acordo com o processo de recuperação da indústria nos próximos anos".
Isso significa cortes de produção na divisão de aviões comerciais. Os executivos da Boeing disseram que a empresa deve definir novas metas para a produção de aviões de grande corpo, incluindo uma nova cadência mensal de construção mais baixa para o B787 Dreamliner.
Dado o cronograma de produção mais lento no futuro, a Boeing também provavelmente anunciará planos para cortar sua folha de pagamento, de acordo com fontes da empresa. O corte na folha de pagamento pode chegar a 10% dos 160.000 funcionários da empresa, com parte da redução prevista para os pacotes de aposentadoria antecipada e o desgaste natural. Ainda assim, dado o tamanho do corte esperado na folha de pagamento, a Boeing também poderia demitir muitos funcionários.
Wall Street sabe que a Boeing precisa se reestruturar e, em grande parte, essa expectativa agora está incorporada às performance das ações índice Dow. O que permanece incerto é exatamente quanto custará à empresa dimensionar corretamente seus negócios de aviões comerciais. Mais importante, também não está claro como a Boeing aumentará a liquidez necessária para passar pelo segundo e terceiro trimestre com receita limitada.
Depois de pressionar Washington a destinar até US $ 60 bilhões em ajuda governamental para a indústria aeroespacial, a Boeing ainda não disse se aplicará parte desse dinheiro. Isso provavelmente mudará esta semana, já que o Departamento do Tesouro definiu o dia 1º de maio como o prazo final para as empresas se candidatarem a alguns dos bilhões reservados para "negócios críticos para manter a segurança nacional". Embora o aplicativo não liste especificamente as empresas para as quais foi projetado para ajudar, este é o programa do Tesouro projetado para fornecer bilhões à Boeing.
A questão é quais os termos que o secretário do Tesouro estabelecerá para emprestar esse dinheiro e se a Boeing estará disposta a aceitá-los ou decidir buscar bilhões no setor privado. No início deste mês, o Departamento do Tesouro recebeu bônus de ações no valor de dezenas de milhões de dólares de companhias aéreas que tomaram empréstimos do governo federal.
No final de março, Calhoun indicou que a Boeing pode repassar empréstimos do governo se exigir a participação do Departamento do Tesouro na empresa. Desde então, os executivos da Boeing disseram à CNBC que os comentários de Calhoun foram mal interpretados como uma linha definitiva desenhada na areia. Esses executivos dizem que a equipe de liderança da Boeing não tomou nenhuma decisão final sobre a ajuda do governo e o fator determinante serão os termos que serão negociados com o Departamento do Tesouro.