A Boeing lançou a versão 787-10 de suas aeronaves Dreamliner no Paris Airshow, nesta terça-feira, com 102 pedidos firmes no valor de quase US$ 30 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões) a preços de tabela. A notícia veio após a rival Airbus conquistar um pedido de US$ 11,5 bilhões (R$ 23 bilhões) da companhia aérea econômica britânica easyJet para 135 A320neos, incluindo 35 aviões da geração atual e 100 da versão de última geração, com opções para cerca de 100 aeronaves.
O lançamento muito aguardado da Boeing, com cinco companhias aéreas e empresas de leasing demonstrando um sinal de apoio para o 787, poucos meses após a primeira versão ter sido proibida de voar por problemas de bateria. Os compradores são a Air Lease com 30 aviões, a GE Capital Services com dez, British Airways com 12, Singapore Airlines com 30 e United Airlines, com 20.
O pedido da United inclui dez novos aviões e dez conversões do modelo 797-9, que deve realizar o primeiro voo no final deste ano. O avião será 25% mais eficiente para operar do que os atuais aviões comparáveis, afirmou o presidente-executivo de aviões comerciais da Boeing, Ray Conner.
O avião 787-8, lançado no final de 2011, ficou paralisado em todo o mundo em janeiro, depois que suas baterias de íon-lítio superaqueceram em dois jatos em aproximadamente uma semana.