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Boeing apresenta novos displays para o F/A-18 E-F na LAAD

Roberto Caiafa
 
Demonstrado pela Boeing em um simulador que recria a cabine do Super Hornet, os novos displays multifunção atualmente em desenvolvimento pela empresa representam o estado da arte em sistemas Glass Cockpit (cabine de vidro). Adaptados para o uso de NVG (óculos de visão noturna), os displays permitem ao piloto configurar de forma individual a disposição dos instrumentos e sensores em uma tela plana sensível ao toque (touch screen) preparada para visualização mesmo com exposição direta a luz solar.

Apresentando recursos gráficos avançados em alta resolução, estes displays permitem aos pilotos reduzir drasticamente sua carga de trabalho, além de aumentarem significativamente a consciência situacional da tripulação durante o emprego operacional. Dados de navegação podem ser sobrepostos com mapas digitais interativos, e informações recebidas via datalink se fundem automaticamente com os dados gerados pelos sistemas e sensores da aeronave, criando assim um ambiente extremamente dinâmico.
 
A simbologia, de fácil assimilação para pilotos, pode ser apresentada de várias formas, tanto nos displays quanto no Head-Up Display (visor ao nível dos olhos). No caso da versão biplace, o assento traseiro apresenta o display do operador de sistemas, que é o tripulante encarregado de realizar a seleção dos alvos, a escolha do armamento a ser utilizado e o monitoramento das comunicações, dentre outras tarefas.

De concepção avançada, estes displays absorvem vários dos avanços oriundos do programa Joint Strike Fighter, atual F-35. Recursos como a “God Vision”, uma visão bidimensional do quadro tático em volta da aeronave, possibilitam as tripulações extraírem o máximo das capacidades da aeronave, tanto em situação favoráveis quanto em operações defensivas.

Caso a opção Super Hornet seja a vencedora da licitação de fornecimento de novos caças para a FAB (conhecida como FX-2), parece bastante provável que as aeronaves sejam fornecidas já contando com este novo e avançado recurso de interface homem-máquina. Tal modernidade vem sendo uma característica marcante do F-18 desde as suas versões iniciais, lançadas nos anos oitenta, oferecer as melhores soluções de tecnologia embarcada para pilotos e tripulantes.

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