No dia 21 de julho, dando continuidade a instrução individual de qualificação, o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BI Mec) realizou a Instrução de Adaptação à Infantaria Mecanizada para os soldados do efetivo variável.
Na oportunidade os militares identificaram os principais componentes e o material orgânico da viatura blindada de transporte de pessoal médio sobre rodas – Guarani.
O Exército Brasileiro, já faz algum tempo, começou a questionar a necessidade de modernizar a sua forma de combater e a Infantaria Mecanizada apresentou-se como uma via mais eficiente para este fim.
Desde o início do ano 2000, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército começou a estudar e a empregar a Brigada de Infantaria Mecanizada em seus temas escolares e nos projetos de pós-graduação. Em 2005, o Estado-Maior do Exército, realizou na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais um seminário destinado a debater a necessidade, a oportunidade e as medidas para criar uma nova estrutura para a Infantaria Brasileira.
O tempo passou, as ideias amadureceram e no corrente ano de 2010 foram, enfim, tomadas medidas institucionais para dar vida à Infantaria Mecanizada, por meio da criação das Bda Inf Mec, por transformação das Bda Inf Mtz já existentes no Exército Brasileiro.
Fonte: 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado