O 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, representado pelo seu Comandante, Tenente-Coronel Marcelo Neival Hillesheim de Assumpção, prestou homenagem ao Soldado João da Silva Augustinho, integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.
O soldado havia servido no 3º Batalhão de Engenharia, sediado à época na cidade de Porto Alegre. Por ocasião do aniversário de 99 anos do ex-combatente no dia 8 de setembro de 2021, o Tenente-Coronel Neival levou um bolo até a residência do soldado, na cidade de São Leopoldo. O encontro foi promovido com autorização da família.
Em uma cerimônia simples, realizada na residência do ex-combatente, e por questões de segurança devido à covid-19, os presentes mantiveram-se de máscaras.
História
O Soldado Augustinho foi para a Itália para desempenhar as atividades de manutenção e construção de estradas e pontes, ficando sediado nas cidades de Alexandria e Nápoles.
Participou efetivamente de operações bélicas no período de 22 de fevereiro a 20 de setembro de 1945. Ele foi um dos mais de 25 mil militares que lutaram pelo Brasil em solo italiano durante a Segunda Guerra Mundial.