A cerimônia também reconheceu as organizações que foram vitais no enfrentamento às enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul
Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz E Tenente Johny Lucas
A Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nesta quarta-feira (21/08), a cerimônia de encerramento da campanha “Todos Unidos pelo Sul”, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. A campanha foi uma resposta à tragédia que assolou o Rio Grande do Sul (RS) no final de abril deste ano. Desde o início, a Força Aérea Brasileira (FAB) desempenhou um papel crucial no apoio às comunidades afetadas, atuando em resgates e na distribuição de donativos. Estiveram presentes na cerimônia membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares da Aeronáutica, Graduados Master das Guarnições de Aeronáutica dos Afonsos e Santa Cruz, autoridades Civis e Militares.
Uma iniciativa conjunta que envolveu as Bases Aéreas de Brasília, Galeão e São Paulo destacou-se pelo esforço em fornecer ajuda humanitária emergencial às vítimas da tragédia. A mobilização nacional foi extraordinária, com milhares de brasileiros atendendo à campanha da FAB para doar alimentos, água, roupas, cobertores, brinquedos e itens de higiene. O apoio estrangeiro também foi significativo, com aeronaves carregadas de mantimentos pousando diariamente na Base Aérea de Canoas (BACO), que se tornou um ponto crucial de apoio tanto para a população quanto para os governos local e nacional.
Durante mais de dois meses, a Operação Taquari 2 mobilizou esforços em todo o país, resultando na arrecadação e transporte de cerca de 3.500 toneladas de doações apenas do Rio de Janeiro para o povo gaúcho. A FAB ainda resgatou mais de 2.000 pessoas das áreas atingidas. Essas ações só foram possíveis graças ao empenho de militares e voluntários, que trabalharam dia e noite na Base Aérea do Galeão, onde a operação foi coordenada.
A cerimônia também prestou homenagem a instituições que desempenharam um papel fundamental nessa força-tarefa. Entre os homenageados estavam representantes do Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha, Sindicargas, Legião da Boa Vontade (LBV), MRS, Maersk, Ação Cidadania, Associação Civil Rio Solidário e o 1º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro.
A colaboração entre essas organizações foi crucial para o sucesso da campanha, que conseguiu mobilizar recursos e logística em tempo recorde, garantindo que a ajuda humanitária chegasse rapidamente às áreas mais afetadas. A campanha, que se destacou pelo espírito de solidariedade e cooperação, é um exemplo do que pode ser alcançado quando diferentes setores da sociedade unem forças em prol de um objetivo comum.
Em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, agradeceu ao povo carioca e a todos os brasileiros pela solidariedade em ajudar o povo gaúcho. “A humildade e a gratidão, sempre presentes no povo brasileiro, se manifestaram em apoio aos nossos irmãos do Sul após uma das maiores enchentes da história. A Força Aérea Brasileira, junto com parceiros e voluntários, liderou uma mobilização extraordinária, transportando donativos e resgatando milhares de pessoas e animais. Essa operação foi um exemplo de solidariedade e coordenação, com a infraestrutura da Base Aérea de Canoas desempenhando um papel crucial. A gratidão pelo esforço de todos, civis e militares, é eterna e será sempre lembrada”, finalizou.
O Comandante da BAGL, Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva, comentou sobre a operação e o envolvimento da população carioca. “Desde que a Base Aérea do Galeão foi engajada na missão, pensamos apenas em servir, em estar prontos. Não tínhamos noção da magnitude da ação. E os dias foram passando, e os hangares foram recebendo donativos, uma imensa demonstração de empatia e solidariedade da população carioca. A Base do Galeão é a mais antiga, e reafirma sua capacidade de mobilidade e mobilização, pelos recursos que possui, por sua localização estratégica próxima à ferrovia, aos portos, às principais vias que ligam o país, e por sua enorme capacidade de integração com a sociedade, que se pode ver hoje, nas diversas organizações que aqui vieram para serem homenageadas”, concluiu.
Durante a campanha, a Intendência da Aeronáutica trabalhou arduamente em conjunto com voluntários e organizações locais para distribuir os recursos arrecadados de maneira eficiente e equitativa. Assim, diversos esquadrões de todas as aviações da FAB participaram intensamente da missão, totalizando mais de 2.300 horas voadas.
Foto e Vídeo: Sargento Mônica / CECOMSAER