Ten Raquel Alves
A Base Aérea de Santa Cruz (BASC), localizada no Rio de Janeiro (RJ), comemora na próxima segunda-feira (28/11) os oitenta anos do hangar do Zeppelin. Serão realizadas várias atividades durante o evento, entre elas uma celebração ecumênica, exposição fotográfica e de acervo histórico, apresentação da Banda de Música da BASC e lançamento do livro “Zeppelin no céu do Rio”, do Atelier Jobson.
“O hangar do Zeppelin sempre foi uma referência para a população do entorno da Base, pelo tamanho, pelo diferencial e pela história que ele tem. Estou há 12 anos na Base Aérea de Santa Cruz e é um orgulho presenciar este momento”, destaca o Comandante da BASC, Coronel Aviador Carlos Roberto Ronconi Junior.
A inauguração do hangar ocorreu em 26 de dezembro de 1936, com a ativação de uma linha regular de transportes aéreos que ligava a Alemanha ao Brasil. A construção serviu de base para o 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB (1°GAvCa), que atuou na Segunda Guerra Mundial. Atualmente, é usado pela FAB, servindo aos caças F-5 e A-1.
Desde março de 1988, o hangar é considerado patrimônio histórico brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Como o próprio IPHAN descreve, é um patrimônio cultural que tem sua vinculação com “fatos memoráveis da história do Brasil”.