16 de outubro de 2024 – A BAE Systems e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) assinaram uma Carta de Intenções na feira anual da Association of the U.S. Army 2024 (AUSA), na última segunda-feira, concordando em trabalhar em conjunto no desenvolvimento do sistema de defesa antiaérea terrestre Tridon Mk 2.
“A BAE Systems Bofors tem um legado impressionante em defesa aérea e temos fortalecido as capacidades de defesa aérea da Suécia e de seus parceiros por muitos anos”, disse Lena Gillström, vice-presidente e gerente geral da BAE Systems Bofors, com sede em Karlskoga, Suécia. “Com essa Carta de Intenções, junto com o cliente sueco, podemos desenvolver um demonstrador de nosso mais recente produto, o Tridon Mk2, para provar sua capacidade de ajudar a defender a Suécia e seus parceiros.”
O Tridon Mk2 é um moderno sistema antiaéreo de 40 mm concebido para combater uma vasta gama de ameaças terrestres e aéreas, incluindo pequenos alvos, como drones. Ele foi lançado pela BAE Systems Bofors na Eurosatory em junho de 2024, após um rápido esforço de desenvolvimento focado na entrega de um novo sistema contra veículos aéreos não tripulados (ou CUAS, na sigla em inglês) baseado em tecnologia comprovada. Ele é totalmente adaptado para o campo de batalha moderno com alta precisão e eficiência, proporcionando segurança e proteção tanto para as forças militares quanto para a infraestrutura civil. O Tridon Mk2 é modular e pode ser montado em várias plataformas móveis ou fixas.
Com base na experiência adquirida na Ucrânia e em outros ambientes, a Suécia está buscando novos recursos para defender suas Forças Armadas e sua infraestrutura de uma variedade cada vez maior de ameaças aéreas. O novo demonstrador Tridon Mk2 deve ser testado pela Suécia para comprovar suas capacidades de contra vants