-
Voo de 3 horas e 51 minutos marca nova fase do rigoroso programa de testes
SEATTLE, 25 de janeiro de 2020– O novo avião Boeing 777X fez seu primeiro voo hoje, dando início à nova fase de rigorosos programas de testes da empresa. Baseado no popular 777 e com tecnologias testadas do 787 Dreamliner, o 777X decolou em frente a milhares de pessoas em Paine Field, em Everett, no Estado de Washington, às 10h09, hora local, para um voo de 3 horas e 51 minutos sobre Washington antes de aterrissar no Boeing Field de Seattle.
"O 777X voou perfeitamente e os testes de hoje foram muito produtivos", disse o Comandante Van Chaney, piloto-chefe do 777 / 777X, de Testes e Avaliação da Boeing. “Agradeço a toda equipe que tornou o voo de hoje possível. Estamos ansiosos para as próximas etapas.”
The first Boeing #777X is in flight. After a few hours of flying, the jet will land at Boeing Field in Seattle, Washington.
Track the flight here: https://t.co/ekfjglCcb7 pic.twitter.com/XRTetREL4M
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) January 25, 2020
O Comandante Chaney e o piloto-chefe da Boeing, Craig Bomben, nos controles, trabalharam com um plano de teste detalhado para executar os sistemas e estruturas do avião enquanto a equipe de teste em Seattle monitorava os dados em tempo real.
"Nossa equipe da Boeing pegou o jato de corredor duplo mais bem-sucedido de todos os tempos e o tornou ainda mais eficiente, mais capaz e mais confortável para todos", disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial. "Este primeiro e seguro voo do 777X é uma homenagem aos anos de trabalho duro e dedicação de nossos colegas de equipe, fornecedores e parceiros da comunidade no estado de Washington e em todo o mundo".
O primeiro dos quatro aviões exclusivos de teste de voo 777-9, o WH001, agora será submetido a inspeções antes de retomar os testes nos próximos dias. A frota de testes, que iniciou testes em solo em Everett no ano passado, passará ainda por mais uma série abrangente de testes, além de condições no solo e no ar nos próximos meses para demonstrar a segurança e a confiabilidade do projeto.
O 777X É O mais novo membro da família de aernovaes de corredor duplo da Boeing, segmento no qual a empresa é líder. A aeronave consumirá 10% menos de combustível e também vai gerar 10% menos emissões. Os custos operacionais serão 10% menores que os da concorrência, graças a uma aerodinâmica avançada, à asa composta de fibra de carbono de última geração e ao motor comercial mais avançado já construído, o GE9X da GE Aviation.
O novo 777X também combina o melhor das cabines dos modelos 777 e 787 dreamliner, favoritas dos passageiros, com novas inovações para proporcionar UMA experiência de voo que remete ao futuro. Os passageiros vão desfrutar de uma cabine ampla e espaçosa, compartimentos superiores grandes que se fecham facilmente para acesso conveniente a seus pertences, janelas maiores que garantem visualização a partir de todos os assentos, melhor altitude e umidade na cabine, menos ruído e uma viagem mais tranquila.
Congratulations to our customers and #777X team on today’s safe and successful flight, the first of many for the 777X as we continue our rigorous test program.
Continue the journey with us, signup for updates here: https://t.co/n7t9Os5Q6Y pic.twitter.com/rawf73V6x5
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) January 25, 2020
A Boeing deverá entregar o primeiro 777X em 2021. O programa conquistou 340 pedidos e compromissos das principais companhias aéreas do mundo, incluindo ANA, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, Lufthansa, Qatar Airways e Singapore Airlines. Desde o seu lançamento em 2013, a família 777X superou a concorrência na proporção de quase 2 por 1.
Sobre a família Boeing 777X
O 777X inclui o 777-8 e o 777-9, os mais novos membros de corredor duplo, mercado na qual a Boeing é líder.
Número de assentos 777-8: 384 passageiros
(2 classes) 777-9 426 passageiros
Motor: GE9X, fornecido pela GE Aviation
Alcance: 777-8: 8.730 milhas náuticas (16.170 km)
777-9: 7.285 milhas náuticas (13.500 km)
Envergadura: Estendida: 71,8 m (235 pés, 5 pol.)
Em terra: 64,8 m (212 pés, 8 pol)
Comprimento: 777-8: 69,8 m (229 pés)
777-9: 76,7 m (251 pés)
Para mais informações, acesse www.boeing.com/777X