Júlio Ottoboni
Correspondnete DefesaNet
Um acidente na Avibras, de Jacareí, feriu três metalúrgicos na noite desta quarta-feira, dia 13 de maio. Os trabalhadores realizavam a revitalização, ou seja manutenção, do foguete SS-30, quando o motor do equipamento, de propelente sólido, entrou em ignição espontânea e derrubou parte da parede da chamada Área M.
Segundo o sindicato dos metalúrgicos, o funcionário Robson Ribeiro dos Santos sofreu queimaduras e intoxicação por fumaça. Ele está internado na UTI do Hospital Policlin, em São José dos Campos. Marcelo dos Santos e Marcelino Augusto Ferreira também sofreram queimaduras. Eles passaram por atendimento médico e foram liberados.
O clima foi de pavor no local. A área onde houve o acidente deveria contar com quatro operadores, no entanto, havia apenas dois operadores e dois ajudantes no momento do ocorrido.
O setor foi isolado para investigação. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) já havia notificado a Avibras sobre a existência de pressão por produção na área.
O foguete SS-30 tem um potencial de alcance de 30 quilômetros e é o menor dos três foguetes de artilharia disponíveis para o sistema Astros II.
“O Sindicato vai cobrar uma investigação rigorosa do acidente e assistência às famílias”, afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e trabalhador da Avibras, Sérgio Henrique Machado.